Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60064
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Italo Roberto do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T19:56:53Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T19:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Italo Roberto do Nascimento. Recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: uma análise de trabalhos apresentados no CONEDU. 2025. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60064 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia a partir de artigos apresentados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a pesquisa investiga maquetes, modelos didáticos e jogos, destacando suas contribuições para facilitar a compreensão de conceitos complexos e promover o engajamento dos alunos. A abordagem qualitativa e descritiva incluiu análise de conteúdo de 58 artigos publicados entre 2019 e 2024, utilizou a Análise de Conteúdo de Bardin para categorizar os recursos quanto à interatividade, facilidade de compreensão, motivação e barreiras para aplicação. Os resultados revelaram o impacto positivo desses recursos na aprendizagem, especialmente no engajamento e visualização de manifestações abstratas. Contudo, desafios logísticos e financeiros foram distribuídos, reforçando a necessidade de suporte institucional e capacitação docente para potencializar sua adoção. Conclui-se que a integração de práticas pedagógicas inovadoras, com abordagem em acessibilidade e inclusão, pode transformar o ensino de Ciências e Biologia, alinhando-se às diretrizes da BNCC para um aprendizado mais significativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Eventos Científicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia: uma análise de trabalhos apresentados no CONEDU | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1607735788852483 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to analyze the use of teaching resources in Science and Biology teaching based on articles presented at the National Education Congress (CONEDU). Based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, the research investigates models, teaching models, and games, highlighting their contributions to facilitating the understanding of complex concepts and promoting student engagement. The qualitative and descriptive approach included content analysis of 58 articles published between 2019 and 2024, using Bardin's Content Analysis to categorize the resources according to interactivity, ease of understanding, motivation, and barriers to application. The results revealed the positive impact of these resources on learning, especially on engagement and visualization of abstract manifestations. However, logistical and financial challenges were distributed, reinforcing the need for institutional support and teacher training to enhance their adoption. It is concluded that the integration of innovative pedagogical practices, with an approach to accessibility and inclusion, can transform the teaching of Science and Biology, aligning with the BNCC guidelines for more meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-5166-1171 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Italo Roberto do Nascimento Araujo.pdf Artículo embargado hasta 2026-01-28 | 827,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons