Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60024
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Emerson José Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T16:54:05Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T16:54:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Emerson José Pereira. criatividade matemática e insubordinação criativa: uma revisão bibliográfica nos Anais do XIV ENEM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Matemática - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60024 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é mapear pesquisas sobre a criatividade matemática e insubordinação criativa nos trabalhos publicados do XIV Encontro Nacional em Educação Matemática (ENEM). O referencial teórico fundamenta-se nas contribuições de autores das áreas da educação e da psicologia que exploram definições desses conceitos, assim como abordam o desenvolvimento da criatividade e sua manifestação em aulas de matemática. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica: assim foram identificados 14 artigos sobre as temáticas, dos quais 8 abordam a criatividade matemática e 6 tratam da insubordinação criativa. Tais trabalhos foram organizados em quadros, diagramas e gráficos para melhor explanar a análise e a compreensão da discussão. Os resultados indicam que, embora alguns artigos apresentem limitações, como lacunas nas referências ou foco em relatos de experiência, a maioria demonstra uma fundamentação teórica sólida e contribui com reflexões importantes sobre a criatividade e a matemática. Por fim, este trabalho espera fomentar novos estudos e promover o debate sobre a relevância da criatividade matemática e da insubordinação criativa no ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Criatividade e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Insubordinação Responsável | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Revisão Literária | pt_BR |
dc.title | criatividade matemática e insubordinação criativa: uma revisão bibliográfica nos Anais do XIV ENEM. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3902170172832416 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study is to map research on mathematical creativity and creative insubordination in the published works of the XIV National Meeting on Mathematics Education (ENEM). The theoretical framework is based on the contributions of authors from the fields of education and psychology who explore definitions of these concepts, as well as address the development of creativity and its manifestation in mathematics classes. The methodology adopted was qualitative, based on a bibliographic review: thus, 14 articles on the themes were identified, of which 8 address mathematical creativity and 6 deal with creative insubordination. These works were organized in tables, diagrams and graphs to better explain the analysis and understanding of the discussion. The results indicate that, although some articles have limitations, such as gaps in references or focus on experience reports, the majority demonstrate a solid theoretical foundation and contribute with important reflections on creativity and mathematics. Finally, this study hopes to foster new studies and promote debate on the relevance of mathematical creativity and creative insubordination in teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-7425-7011 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC para deposito corrigido.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons