Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59981

Compartilhe esta página

Título: Validação do "Sífilis App" : um aplicativo de saúde voltado a prevenção da sífilis congênita para gestantes e parceria sexual
Autor(es): BOTELHO, Rayssa Santos
Palavras-chave: Educação em saúde; Sífilis congênita; Tecnologias educacionais
Data do documento: 3-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BOTELHO, Rayssa Santos. Validação do "Sífilis App": um aplicativo de saúde voltado a prevenção da sífilis congênita para gestantes e parceria sexual. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A sífilis congênita é uma doença infecciosa de notificação compulsória que vem apresentando crescimento nas taxas de incidência ao longo dos anos, mesmo com a diversidade de estratégias de identificação da doença e do fácil acesso ao tratamento. No Brasil, a despeito da existência de programa de assistência pré-natal, os dados epidemiológicos vão de encontro a um cenário ideal de controle da sífilis congênita, evidenciando a necessidade de investimento na assistência à saúde das gestantes. Este trabalho teve por objetivo validar conteúdo e aparência de um aplicativo de saúde sobre sífilis, com finalidade educacional e preventiva, voltado ao público de gestante e parcerias sexuais. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quantitativa, cuja validação do conteúdo do aplicativo foi realizada por especialistas e a validação de aparência pelo público-alvo. Para a análise de relevância e grau de relevância dos elementos da tecnologia foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e adotado IVC maior que 0,85 como desejável. Os juízes concordaram que o aplicativo pode contribuir para a prevenção da sífilis congênita, mas que necessitava de uma linguagem mais acessível. Após as alterações sugeridas, o público-alvo validou a aparência da tecnologia. O aplicativo foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser uma ferramenta interativa de educação em saúde que contribuirá para a ampliação do conhecimento e prevenção da sífilis congênita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59981
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rayssa Santos Botelho.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons