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Título: O que emerge das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras criadas por estudantes do ensino médio
Autor(es): SOARES, Fabiana de Barros Monteiro
Palavras-chave: Narrativas transmidiáticas; Narrativas feministas; Feminismos; Canções populares; Ensino; Educação
Data do documento: 31-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOARES, Fabiana de Barros Monteiro. O que emerge das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras criadas por estudantes do ensino médio. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa de tese foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica, e analisa o que emerge das narrativas transmidiáticas de estudantes do ensino médio quando usamos canções brasileiras para falar de feminismos. Como objetivos específicos trazemos os seguintes pontos: 1) Verificar exemplos do uso de narrativas transmidiáticas na educação; 2) Identificar exemplos da utilização da canção popular para fins pedagógicos na discussão sobre feminismos; 3) Caracterizar as produções das (dos) estudantes a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas; e 4) Analisar as narrativas transmidiáticas feministas resultantes das intervenções propostas a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas. Essa é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e com objetivo exploratório. Como procedimento técnico, optamos pela pesquisa-intervenção. As (Os) participantes dessa pesquisa foram jovens da 3a série do ensino médio de uma escola de referência da rede estadual de educação de Pernambuco. Os dados coletados foram as produções e falas das (os) estudantes durante as intervenções realizadas na escola-campo de pesquisa e foram analisados a partir da metodologia de codificação por ciclos de Saldaña (2021) à luz dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas sistematizados por Silva (2022). Os resultados da pesquisa mostraram ampliações de caráter narrativo a partir da letra de canções, as quais puderam oferecer reflexões sobre feminismos. As (os) estudantes se mobilizarem para elaborar estratégias para a criação de universos transmidiáticos trazendo a disseminação das histórias por múltiplos meios, com intertextualidade e compreensão aditiva e assim, confirmaram a tese de que propor a ampliação das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras faz crescer os repertórios culturais das(os) estudantes e traz ao coletivo de jovens a possibilidade de conhecer, nomear e enfrentar problemas que as próprias estudantes e outras mulheres em seus entornos convivem todos os dias.
Descrição: Arquivo trocado em: 23/04/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59976
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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