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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59974

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorSOUZA, Bianca Roberta de-
dc.date.accessioned2025-01-23T16:00:27Z-
dc.date.available2025-01-23T16:00:27Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Bianca Roberta de. Educação financeira escolar: reflexões e práticas de professoras da educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59974-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a Educação Financeira Escolar (EFE), na etapa da Educação Infantil (EI), com foco na análise da mediação docente em relação às experiências de EFE em turmas de EI, a partir de um processo de formação continuada sobre a temática. O embasamento teórico deste trabalho é a Educação Matemática Crítica (EMC), defendida por Skovsmose (2014). O trabalho pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como professores da Educação Infantil colocam em prática reflexões sobre Educação Financeira Escolar trabalhadas em um processo de formação continuada? Assim, temos como objetivo geral compreender percepções e intencionalidade prática de professores da Educação Infantil sobre a Educação Financeira Escolar, antes e após a participação em um processo de formação continuada. Temos como objetivos específicos: a) verificar as principais facilidades e dificuldades na compreensão de professores sobre EF e em suas possíveis práticas pedagógicas; b) promover possíveis reflexões acerca da EFE crítica, buscando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da EI; e c) identificar as possíveis mudanças nas discussões sobre EFE crítica por meio de roteiros e práticas de experiências realizadas pelas professoras da EI participantes do processo formativo. Os procedimentos metodológicos estão divididos em seis fases. 1) entrevista inicial semiestruturada; 2) grupo de estudo (1o encontro); 3) grupo de estudo (2o encontro); 4) observação das práticas pedagógicas das participantes que aplicaram os roteiros de experiências elaborados durante a formação; 5) entrevista final semiestruturada; e 6) grupo de estudo (encontro final). Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que atuam na EI. Os dados analisados ressaltam a importância do olhar inicial sobre as percepções das profissionais participantes em relação à temática, para possibilitar subsídios na construção do processo formativo com elas, o que consequentemente contribuiu para novas percepções a respeito da temática em suas práticas pedagógicas. Concluímos que é importante e é possível que as crianças, desde cedo, possam vivenciar experiências reais sobre EFE, mas é fundamental que professores e professoras sejam formados para que seja desenvolvido um trabalho crítico e consciente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleEducação financeira escolar : reflexões e práticas de professoras da educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0905198176989857pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses School Financial Education (EFE) at the Early Childhood Education (EI) stage, focusing on the analysis of teacher mediation regarding EFE experiences in EI classes, based on a continuous training process on the topic. According to Pessoa (2016), Financial Education (FE) fosters discussion about conscious consumption, the influence of media on daily choices, reflection on what we want versus what we really need, and the environmental impact of some choices. Initiating EFE from the EI stage is necessary and urgent for the critical and responsible formation of individuals. The theoretical foundation of this work is Critical Mathematical Education (EMC), advocated by Skovsmose (2014), who argues that mathematical education should empower students to be critical citizens. This study aims to answer the following research question: How do Early Childhood Education teachers implement reflections on School Financial Education addressed in a continuous training process? Thus, the general objective is to understand Early Childhood Education teachers' perceptions and practical intentions regarding School Financial Education before and after participating in a continuous training process. The specific objectives are: a) to identify the main facilitators and obstacles in teachers' understanding of FE and its potential pedagogical practices; b) to promote reflections on critical EFE, aiming to contribute to EI teachers' pedagogical practices; and c) to identify possible changes in discussions about critical EFE through scripts and practical experiences carried out by EI teachers participating in the training process. The research methodology is based on qualitative research, as the relationship with teaching involves ideas and values that cannot be merely quantified. The procedures adopted configure our study as action research. The methodological procedures are divided into six phases: 1) initial semi-structured interview; 2) study group (first meeting); 3) study group (second meeting); 4) observation of pedagogical practices where participants applied the experience guides prepared during the training; 5) final semi- structured interview; and 6) study group (final meeting). The research subjects were two teachers working in EI. The analyzed data highlight the importance of initially understanding the participants' perceptions of the topic to provide subsidies for building the training process with them, which consequently contributed uniquely to new perceptions about the topic in their pedagogical practices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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