Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59971

Compartilhe esta página

Título: Acurácia e reprodutibilidade da percepção de perda de velocidade como método de autorregulação do nível de esforço no exercício resistido
Autor(es): SILVA, Drumond Gilo da
Palavras-chave: Exercício Físico; Treinamento Resistido; Percepção
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Drumond Gilo da. Acurácia e reprodutibilidade da percepção de perda de velocidade como método de autorregulação do nível de esforço no exercício resistido. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este estudo analisou a acurácia e reprodutibilidade da percepção de perda de velocidade como método para autorregular as repetições intra-série utilizando um limiar de perda de velocidade moderada (15-30%). Vinte e dois homens saudáveis com experiência em treinamento resistido (idade 28,0 ± 4,3 anos, massa corporal 85,8 ± 8,2 kg) completaram uma sessão de familiarização para realizar exercícios com máxima velocidade intencional durante a fase concêntrica. Após avaliar o perfil carga-velocidade em uma segunda sessão, os sujeitos foram familiarizados com a percepção da perda de velocidade em uma terceira sessão. Os procedimentos de teste-reteste foram realizados em duas sessões com intervalo de uma semana, nas quais os participantes completaram três séries de exercícios de agachamento e supino a 40%, 60% e 80% de 1RM. Os participantes pararam as séries ao atingir um limiar de perda de velocidade moderada (15-30%) usando a sua percepção de perda de velocidade. Um codificador linear registrou a velocidade propulsiva média da barra em todas as sessões. A acurácia e a reprodutibilidade foram avaliadas por meio do desvio dos valores médios e dos limites inferior e superior do intervalo de confiança sobre a faixa de perda de velocidade pré-estabelecida (15-30%). O método PVL apresentou acurácia aceitável no teste, o que melhorou o reteste tanto para os exercícios quanto para as intensidades. Para a reprodutibilidade no teste-reteste, foram observados valores semelhantes de porcentagem de perda de velocidade na comparação entre a maioria das séries durante o teste e o reteste (p > 0,05). Esses resultados suportam a acurácia e reprodutibilidade do método subjetivo baseado na percepção de perda de velocidade para autorregulação de repetições intra- série com um limiar de perda de velocidade moderado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59971
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Drumond Gilo da Silva.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons