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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59962

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Title: Estudo sobre a teoria dos dois fatores de Frederick Hezberk: a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco em seu ambiente de trabalho
Authors: FREITAS, Guilherme Augusto Ricardo de
Keywords: Motivação; Ciências Contábeis; Teoria dos Dois Fatores; Rotina de Trabalho; Fatores Higiênicos; Fatores Motivacionais
Issue Date: 27-Sep-2024
Citation: FREITAS, Guilherme Augusto Ricardo de. Estudo sobre a teoria dos dois fatores de Frederick Hezberk: a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco em seu ambiente de trabalho. 2025. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis. – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo buscou identificar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto a influência dos fatores higiênicos e motivacionais, sob a ótica da Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, em seu ambiente de trabalho. A pesquisa qualitativa envolveu a aplicação de um questionário online a 107 alunos do curso presencial que desempenham atividades profissionais no âmbito contábil, relacionadas a trabalho efetivo ou estágios. Os fatores higiênicos foram bem avaliados pelos participantes e revelam que a maioria dos estudantes percebe positivamente as condições de trabalho, bem como desfrutam de boas relações interpessoais, destacando esses aspectos com sendo os menos propensos à insatisfação. No entanto, a remuneração apresentou o principal fator gerador de insatisfação, uma vez que 22,90% dos alunos expressaram descontentamento. Quanto aos fatores motivacionais, os relacionados ao trabalho em si e à realização no ambiente de trabalho são os que mais geram satisfação entre os estudantes, indicando que eles percebem suas tarefas como significativas e desafiadoras. No entanto, os fatores de responsabilidade e crescimento apresentaram índices de discordância, com 37,38% e 26,17%, respectivamente, sugerindo que alguns estudantes não possuem autonomia na tomada de decisões nem identificam oportunidades de crescimento na empresa onde atuam. A aplicação da Teoria dos Dois Fatores permitiu identificar pontos críticos que influenciam a motivação dos estudantes, oferecendo insights valiosos para melhorar a gestão e o ambiente de trabalho. Espera-se que esta pesquisa contribua substancialmente para as ciências contábeis e a gestão empresarial, mostrando que estudar os fatores de satisfação e insatisfação podem fornecer ideias relevantes para aumentar a produtividade dos colaboradores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59962
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

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