Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59923

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Gustavo Henrique da Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Camila Santos-
dc.date.accessioned2025-01-22T11:47:13Z-
dc.date.available2025-01-22T11:47:13Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Camila Santos. A oficialização do ensino de gêneros no Brasil: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59923-
dc.description.abstractEste estudo objetivou compreender os movimentos de continuidade e deslocamento nas prescrições sobre o ensino de gêneros tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). O método escolhido foi a abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2020) de caráter documental e de natureza diacrônica, visto que os currículos estão situados em contextos históricos diferentes. A técnica de análise dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Para o entendimento acerca das teorias de currículo, tomamos como base os estudos de: Silva (1999), Sacristán (1991), Goodson (1995) e Lopes e Macedo (2011). Para a compreensão sobre os gêneros, utilizamos os estudos de: Bakhtin (2003), Bronckart (2006), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Lima (2016), Machado (2009), Schneuwly e Dolz (2004), Rojo e Moura (2019), entre outros. Nossos resultados apontam que os movimentos de continuidades orientam para um ensino que busca formar estudantes críticos e capacitados para usar a língua nos diferentes contextos de interação humana, levando em conta a teoria de gênero Bakhtiniana e do Interacionismo Sociodiscursivo. Os currículos dão importância a consideração da diversidade de textos que circulam em sociedade, as potencialidades dos gêneros para o desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos no contexto escolar, a seleção e progressão dos gêneros nos diferentes níveis de escolarização e a consideração às condições em que os textos são lidos e produzidos na sociedade. Os deslocamentos indicam que houve uma ampliação de possibilidades para o ensino de gêneros na BNCC, com a adição de campos de atuação, habilidades a serem desenvolvidas por campos e a contemplação de novos gêneros para uma adequação à sociedade contemporânea.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.titleA oficialização do ensino de gêneros no Brasil : dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5551781202774862pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to understand the movements of continuity and displacement in the prescriptions for teaching genres, taking as a reference the National Curricular Parameters (1998) and the National Common Curricular Base (2017). The method chosen was the qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 2020) of a documentary nature and diachronic in nature, since the curricula are located in different historical contexts. The data analysis technique was carried out using Content Analysis (BARDIN, 2016). To understand curriculum theories, we took as a basis the studies of: Silva (1999), Sacristán (1991), Goodson (1995) and Lopes and Macedo (2011). To understand genres, we used the studies of: Bakhtin (2003), Bronckart (2006), Dolz, Gagnon and Decândio (2010), Lima (2016), Machado (2009), Schneuwly and Dolz (2004), Rojo and Moura (2019), among others. Our results indicate that continuity movements guide teaching that seeks to form critical students capable of using the language in different contexts of human interaction, taking into account Bakhtinian gender theory and Sociodiscursive Interactionism. Curricula give importance to considering the diversity of texts that circulate in society, the potential of genres for the development and learning of students in the school context, the selection and progression of genres at different levels of schooling and consideration of the conditions in which Texts are read and produced in society. The shifts indicate that there was an expansion of possibilities for teaching genres at BNCC, with the addition of fields of activity, skills to be developed by fields and the contemplation of new genres to adapt to contemporary society.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Camila Santos Ferreira.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons