Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59910

Compartilhe esta página

Título: Turismo e gerenciamento de crises no destino insular Fernando de Noronha (PE) do contexto pandêmico à atualidade : fatores desencadeadores, estratégias adotadas e resiliência dos micro e pequenos empreendedores locais
Autor(es): SILVA, Thais do Nascimento
Palavras-chave: Turismo; Gestão de crises; Destinos insulares
Data do documento: 27-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thais do Nascimento. Turismo e gerenciamento de crises no destino insular Fernando de Noronha (PE) do contexto pandêmico à atualidade: fatores desencadeadores, estratégias adotadas e resiliência dos micro e pequenos empreendedores locais. 2024. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Em um contexto cada vez mais desafiador, os fenômenos associados ao desencadeamento de crises de diversas naturezas configuram-se como uma problemática contemporânea que exige estratégias de gerenciamento e capacidade de adaptação dos mais diferentes setores da sociedade. Esta problemática se torna ainda mais crítica em destinos cuja principal, ou única, alternativa econômica é baseada na atividade turística. A Ilha de Fernando de Noronha (PE) destaca-se no cenário nacional como um dos principais destinos turísticos insulares, almejado por visitantes nacionais e internacionais. Entretanto, sucessivas crises de diversas naturezas têm emergido no destino, colocando em pauta a resiliência dos diferentes empreendedores locais do turismo, assim como sua capacidade de gerenciar crises e garantir a continuidade das atividades turísticas e dos negócios. Este estudo tem como objetivo compreender como empreendedores locais do turismo do Destino Insular Fernando de Noronha gerenciam as diferentes crises que vêm emergindo no destino. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, utilizando como estratégia um estudo de caso. Em suas etapas, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da coleta de dados por meio de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado. A coleta de dados foi direcionada aos micro e pequenos empreendedores locais, e posteriormente, os dados foram organizados e tratados a partir da análise categorial, conforme proposto por Bardin. Os resultados revelaram que os micro e pequenos empreendedores locais se adaptaram às diversas crises, evidenciando diferentes estratégias de resiliência e gerenciamento que permitiram a continuidade dos negócios. Também foi destacada a importância da cooperação entre os setores públicos e privados, bem como a necessidade de políticas públicas de suporte contínuo para fortalecer a resiliência local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59910
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thais do Nascimento Silva.pdf5,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons