Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5972
Título: Fatores críticos de sucesso nas construtoras de Pernambuco certificadas na norma NBR: ISO 9001:2008
Autor(es): ARAÚJO, Eugênia Cornils Monteiro
Palavras-chave: Construtoras de Pernambuco;ISO 9001:2008;Fatores críticos
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cornils Monteiro Araújo, Eugênia; Dumke de Medeiros, Denise. Fatores críticos de sucesso nas construtoras de Pernambuco certificadas na norma NBR: ISO 9001:2008. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: A importância e o crescimento da Construção Civil no Estado Pernambuco, em contraposição aos desperdícios existentes no setor, indicam a necessidade de ações para melhorar o desempenho das construtoras. Como os recursos de uma organização são limitados, os gestores devem identificar as áreas-chave que garantam o desempenho adequado da organização. Esta dissertação analisou o ambiente de construção civil no Estado de Pernambuco através de Fatores Críticos de Sucesso (ROCKART, 1979) em 7 (sete) Construtoras certificadas na norma NBR ISO 9001:2008. A metodologia utilizada compreendeu uma revisão bibliográfica dos principais conceitos utilizados. E baseado nessa fundamentação teórica, dois questionários foram elaborados, esses procuraram analisar os Fatores Críticos de Sucesso na construção civil, de forma a avaliar o desempenho desses fatores, segundo os profissionais, e a importância dos mesmos, segundo os clientes. Os dados dos profissionais foram analisados de forma individual e comparativa. Uma matriz importância - desempenho foi construída para inter-relacionar os dados entre cliente e profissionais. Um total de 7 (sete) empresas e 2 (dois) clientes de uma mesma empresa participaram da pesquisa. Foi identificada uma variação de desempenho das empresas nos diferentes fatores e a importância da adequação dos fatores sugeridos à realidade local. Como conclusão, sugere-se a necessidade de identificar e acompanhar quais são os fatores que podem trazer benefícios competitivos para as construtoras analisadas, através da satisfação do cliente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5972
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9449_1.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.