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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59711
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Fernando José Oliveira de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Izael João do | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:28:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T12:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-19 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Izael João do. Decomposição de poliedros e a isometria de reflexão: orientação espacial e uso de bases discordantes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59711 | - |
dc.description.abstract | A atividade didática sobre decomposição de poliedros aconteceu em uma escola pública estadual do Agreste de Pernambuco. Para isso, possibilitou-se um momento de manipulação de sólidos geométricos, em especial tetraedros, para configurá-los em cubos, paralelepípedos e pirâmides, a fim de observar suas relações volumétricas. Buscou-se verificar as competências discentes na conclusão de cada etapa, que, ao final, pretendia validar a constante um terço na fórmula do cálculo do volume da pirâmide. Os alunos engajaram-se na proposta, agiram com cooperação, trocaram ideias e alcançaram o êxito com a observação das possibilidades de configuração de vários sólidos a partir das mesmas peças que montaram, compreendendo melhor a fórmula da pirâmide. A necessidade de peças com orientação espacial diferentes para a montagem dos sólidos levou a momentos de interação entres os grupos, e isso se deveu ao papel da isometria espacial de reflexão em torno de um plano na confecção dos moldes dos tetraedros. Possivelmente, a prática de observar e conjecturar levou os estudantes a terem uma maior segurança na aplicação das expressões matemáticas envolvidas com a grandeza volume, assimilando-as de maneira significativa em vez de, meramente, decorá-las. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Volume da pirâmide | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipulativos | pt_BR |
dc.subject | Isometrias | pt_BR |
dc.title | Decomposição de poliedros e a isometria de reflexão: orientação espacial e uso de bases discordantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9513029435626755 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A didactic activity on the decomposition (triangulation) of polyhedra took place in a state public school in the Agreste Zone of Pernambuco. It provided an occasion for manipulation of geometric solids, especially tetrahedra, assembling cubes, parallelepipeds, and pyramids with them in order to observe their volumetric relationships. We sought to diagnose students’ skills at the conclusion of each stage and, at the very end of the activity, validate the constant one third in the formula for calculating the volume of the pyramid. The students engaged in the proposed tasks, collaborated, exchanged ideas, and succeeded in observing various solid configurations built from the same set of pieces, acquiring a better understanding of the formula for the volume of a pyramid. The need for pieces with different spatial orientations while assembling the solids led to interactions between the student groups, for the spatial isometry of reflection about a plane matters for manufacturing the tetrahedron molds. The practice of observing and conjecturing possibly led students to gain more confidence using the mathematical expressions involved with the quantity volume and, ultimately, assimilating them via a significant learning process rather than remembering them by rote memorization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Izael Joao do Nascimento - CCEN - 2024.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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