Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5971
Título: A busca de vantagens competitivas através da inovação: um estudo de caso da Medical Brasil
Autor(es): SOUZA, Marcelo Silva de
Palavras-chave: Vantagem Competitiva; Inovação; Postponement; Medical Brasil; Flexibilidade
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva de Souza, Marcelo; Benzaquen Sicsu, Abraham. A busca de vantagens competitivas através da inovação: um estudo de caso da Medical Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: O presente estudo visa analisar a busca de vantagens competitivas através da inovação: Um estudo de caso da Medical Brasil. Inicialmente, este estudo propôs mostrar a vantagem competitiva que foi alcançada pelo modo com que uma empresa colocou em prática de fato as estratégias genéricas: liderança de custo, diferenciação e enfoque. Sendo que a vantagem competitiva surge, fundamentalmente, do valor em que uma empresa tenha condições de criar para seus compradores. O valor desse trabalho se justifica pela importância que a tecnologia de inovação traz para a empresa vantagem competitiva e esta faz parte do composto de produto que é fator preponderante no processo produtivo ou de serviço para a satisfação das necessidades perceptíveis dos consumidores. Durante algum tempo, os consumidores percebiam, na marca Medical Brasil, produtos de qualidade superior, porém, com preço acima dos seus concorrentes diretos e com pouca flexibilidade. O consumidor, muitas vezes, realiza uma compra através da marca. A tomada de sua decisão é baseada na força que esta marca exerce, onde pode facilitar a sua persuasão. Dessa forma, esta pesquisa procura responder a seguinte questão: como a inovação dos processos de produção da Medical Brasil trouxe vantagens competitivas com a aplicação do postponement? A metodologia utilizada nesta dissertação foi de natureza qualitativa, seguida por estudo de caso exploratório. Conclui-se, portanto, que o modelo proposto e atual de produção com aplicação do postponement trouxe resultados satisfatórios com a redução de custos, melhoria no atendimento ao cliente, aumento da flexibilidade e o início da internacionalização da empresa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5971
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9447_1.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.