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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59709
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Título: | Qualidade e transparência informacional : avaliação dos portais das universidades federais brasileiras |
Autor(es): | LIMA, Paulo Ricardo Silva |
Palavras-chave: | Critérios de qualidade; portais de transparência; qualidade da Informação; universidades federais |
Data do documento: | 18-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Paulo Ricardo Silva. Qualidade e transparência informacional: avaliação dos portais das universidades federais brasileiras. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A transparência da administração pública, incentivada pelas mudanças oriundas da sociedade da informação e dos princípios do Estado democrático, tem dentre as suas finalidades promover a disponibilidade de informações com qualidade para a sociedade para que esta possa fiscalizar e participar efetivamente das atividades e tomadas de decisões dos órgãos e combater a corrupção. Entretanto, os portais de transparência eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam alguns problemas relacionados à qualidade da informação, principalmente quanto à abrangência, à acessibilidade, à reutilização e à clareza, resultando assim em portais com uma transparência opaca. Outros efeitos negativos provenientes da ausência de qualidade informacional estão a falta de confiabilidade, violação de privacidade, informações em duplicidade, incompletas, ambíguas ou não acessíveis por erros técnicos, entre outros. Nessa trilha, o objetivo geral desta pesquisa é propor uma metodologia para avaliar a qualidade das informações veiculadas nos portais de transparência ativa das universidades federais brasileiras. Já os objetivos específicos são: identificar, a partir de instrumentos específicos, quais parâmetros são utilizados para a avaliação da transparência ativa da informação nos portais eletrônicos das universidades federais; desenvolver parâmetros para a avaliação da qualidade da informação nos portais de transparência das universidades federais brasileiras; verificar se o modelo combina a avaliação da qualidade e da transparência da informação pública. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa descritiva, no que se refere aos objetivos; pesquisa documental, quanto à coleta de dados; e, de abordagem quantitativa, quanto à avaliação. O universo da pesquisa compreendeu as universidades federais brasileiras. A amostra, por sua vez, contemplou nove universidades da região Nordeste. Os dados produzidos foram organizados em gráficos, quadros e imagens para a visualização dos principais resultados acerca da qualidade das informações das universidades. Os resultados permitiram compreender que quando se garante qualidade das informações divulgadas nos portais das universidades federais, contribui-se para o aumento da confiança e do engajamento dos cidadãos nas instituições pública, melhora a acessibilidade para as pessoas com deficiências e promove a combinação da transparência com a qualidade da informação, duas características que não podem ser desvinculadas. Nesse sentido, o uso de uma ferramenta tecnológica acessível e com parâmetros claros de avaliação da qualidade potencializa a disponibilização transparente das informações para a sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59709 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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