Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5970
Título: Diagnóstico em relação ao transporte de cabotagem no porto de suape: uma Pesquisa exploratória
Autor(es): Maria Lucena Cruz, Simone
Palavras-chave: Sistema de transporte; Logística; Navegação Costeira; Cabotagem; Sistema portuário brasileiro
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Lucena Cruz, Simone; Hazin Alencar, Luciana. Diagnóstico em relação ao transporte de cabotagem no porto de suape: uma Pesquisa exploratória. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O processo de conteinerização no transporte de carga, tem expressivos reflexos no volume movimentado nos portos brasileiros para o transporte marítimo de importação e exportação, porém a conteinerização ainda é incipiente no transporte marítimo de cabotagem. Dada a importância da logística de transporte para uma melhor eficiência na cadeia de suprimentos, o uso da cabotagem como alternativa ao modal rodoviário tornou-se ao longo dos últimos anos, uma realidade para empresas de vários setores. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta aspectos relativos à percepção dos clientes da cabotagem do Porto de Suape, com o objetivo de identificar quais os fatores de competitividade da mesma. Para tanto, utilizou-se a aplicação de questionário eletrônico para a coleta de dados a uma amostra não probabilística de clientes do porto de Suape. Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial, os dados amostrais foram tratados e analisados para se obter um diagnóstico dos clientes sobre o transporte de cabotagem, assim como avaliar aspectos específicos. Os resultados encontrados fornecem uma visão desses clientes quanto ao transporte de cabotagem, apontando os fatores de competitividade desse modal, assim como os serviços acessórios que agregam valor. Esses resultados permitem aos armadores reavaliarem sua estratégia de atuação no mercado. Ao contextualizar o tema e as terminologias inerentes ao setor, permite-se aos futuros clientes do modal uma visão ampliada que os auxiliará na sua tomada de decisão em relação à estratégia de transporte a ser utilizada nas empresas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5970
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9446_1.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.