Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5966
Title: Assistência técnica de elevadores no mercado relevante do Estado da Paraiba: uma pesquisa exploratória sobre preferências do cliente
Authors: Giulio Toia, Quinto
Keywords: Elevadores, Assistência Técnica, Comportamento do Cliente, Gestão de Serviços.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Giulio Toia, Quinto; Hazin Alencar, Luciana. Assistência técnica de elevadores no mercado relevante do Estado da Paraiba: uma pesquisa exploratória sobre preferências do cliente. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A construção vertical cresce gradualmente em nosso país e com ela o desenvolvimento de uma ampla rede de indústrias e serviços que dela depende para fazer negócios. As empresas exclusivas de assistência técnica de elevadores participam da cadeia de obras prediais num segundo nível e, assim, se aquecem para entrar em campo com o crescimento da demanda do insumo elevador para as construções. No entanto, a indústria de elevadores, que mais ostensivamente presta serviço de assistência técnica, é altamente dependente deste segmento para recompor suas margens de lucro sacrificadas na venda de elevadores novos. Tal peculiaridade destes mercados provoca uma acirrada competição entre indústria e empresas de serviço independentes. Os construtores têm um alto poder de barganha e, apesar de apenas poucas indústrias dominarem o mercado, as negociações são muito disputadas, reduzindo significativamente as margens dos fabricantes. Este estudo trata de uma pesquisa de campo realizada com o objetivo de identificar quais fatores orientam os clientes que consomem serviços de assistência técnica de elevadores para escolher e manter seus fornecedores. Entre estes, está a preferência inequívoca, ou não, pelo serviço pós-venda prestado pelo próprio fabricante. Os resultados do estudo demonstraram que há oportunidades a serem aproveitadas a partir das motivações que orientam aqueles clientes atentos ás mudanças de cenário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5966
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9027_1.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.