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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/596
Title: Educação escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista/RR
Authors: NASCIMENTO, Raimundo Nonato Ferreira do
Keywords: Diversidade Cultural; Reconhecimento; Identidade Étnica; Preconceito; Discriminação
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Nonato Ferreira do Nascimento, Raimundo; Rocha Fialho de Paiva e Souza, Vânia. Educação escolar em um contexto plural: políticas de reconhecimento e prática pedagógica em uma escola em Boa Vista/RR. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O presente trabalho procura analisar as relações interculturais entre alunos e professores de uma escola da rede pública estadual da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. A partir da investigação na escola, procurei compreender como se processam as relações interculturais no ambiente educacional, tomando como elemento de reflexão a prática pedagógica e sua interface com as políticas de reconhecimento da diversidade cultural. Dessa forma, a pesquisa procura mostrar como o processo educacional se constituiu de forma excludente durante quase cinco séculos e como as políticas de reconhecimento vêm à tona com a Constituição Federal de 1988. Analiso como essas políticas a ações vêm sendo recebidas no contexto educacional, uma vez que estas asseguram uma educação pautada nos valores culturais de cada grupo, defendendo que cada região deve adequar seu sistema de ensino às suas realidades locais. E neste espaço social de construção do saber , de desenvolvimento crítico do cidadão, espaço socialização e de interação entre diferentes culturas, que procuro identificar como as políticas de reconhecimento da diversidade cultural brasileira estão sendo efetivadas no contexto educacional roraimense. É, portanto, a interação entre teoria (ou seja, políticas de reconhecimento) e práxis, (prática pedagógica) que procuro analisar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/596
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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