Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5959
Título: Modelo de apoio à decisão para política de manutenção oportuna
Autor(es): Lopes, Rodrigo Sampaio
Palavras-chave: Política de manutenção oportuna;Apoio a decisão multicritério;MAUT
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Sampaio Lopes, Rodrigo; Alexandre Virgínio Cavalcante, Cristiano. Modelo de apoio à decisão para política de manutenção oportuna. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: As decisões em relação às políticas de manutenção têm, cada vez mais, um papel essencial, no que diz respeito ao provimento de eficiência às técnicas gerenciais de manutenção, as quais sistematizam as regras que são obtidas a partir de modelos matemáticos, a fim de assegurar o alcance de objetivos inerentes às organizações. Na prática, é bastante comum o uso do bom senso ou a reprodução de ações sem qualquer análise da efetiva contribuição destas para o sistema, ou mesmo, sem um modelo matemático associado. O resultado disto é comumente visto nas organizações, as quais têm custos exorbitantes de manutenção e ações que só consomem recursos, sem, por sua vez, proporcionar qualquer melhoria ao desempenho do sistema. Sendo assim, essa dissertação trata da proposição de políticas de manutenção oportuna, sob a perspectiva multicritério. Observa-se na literatura, que este tipo de política de manutenção permite redução de custos substanciais. Contudo, não há estudos que observem outros impactos além do financeiro. Por esta razão, propõem-se dois modelos multicritério para suportar a construção de regras de decisão. O primeiro modelo considera um sistema com dois componentes; O segundo modelo considera um sistema com múltiplos componentes. Ambos os modelos consideram a metodologia multicritério de apoio a decisão, combinando os critérios custo e disponibilidade através da teoria da utilidade multiatributo (MAUT). A maximização da função utilidade global permite que se encontre valores nos quais a política oportuna é vantajosa, é realizada a aplicação numérica dos modelos ilustrando a aplicabilidade e demonstrando a vantagem de se considerar mais de um critério para determinação da política oportuna ótima. Como resultado foi possível observar que os modelos refletem a dinâmica da política oportuna e foi vantajosa a abordagem multicritério nos casos abordados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5959
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7683_1.pdf885,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.