Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5957
Título: Modelo de gerenciamento de ativos na indústria sucroalcooleira
Autor(es): Rebecca Negreiros Clemente, Thárcylla
Palavras-chave: Indústria Sucroalcooleira;Seleção de Portfólio;Análise de Decisão;Risco de Bayes
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rebecca Negreiros Clemente, Thárcylla; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelo de gerenciamento de ativos na indústria sucroalcooleira. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O Brasil é um país tropical que apresenta condições climáticas e de localização favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar. Estas características contribuem para que o país seja classificado como o maior produtor mundial da cana-de-açúcar. Essa cultura ocupa o terceiro lugar em relação à área plantada no país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A maior parte dos responsáveis pela produção da cana-de-açúcar também são os responsáveis pelo seu beneficiamento e transformação. Neste contexto, a necessidade de planejar a produção e decidir sobre o investimento nos portfólios de subprodutos derivados dessa cultura torna-se evidente para os produtores e agentes do mercado. Compondo um portfólio de subprodutos derivado da cultura da cana-de-açúcar podem-se citar o açúcar (cristal, refinado, dentre outros tipos) e o etanol (anidro e hidratado). Estes são utilizados como ativos para o processo de investimento. Comumente no contexto de investimentos, duas questões são evidenciadas: o quanto e em quê investir o capital disponível, a incerteza inerente a esse processo incentiva o desenvolvimento de modelos de decisão que auxiliem os gestores a alocar seus recursos disponíveis dentre os ativos de investimentos, objetivando a maximização do retorno em detrimento da minimização do risco associado ao processo. Com o propósito de responder a esta situação, o presente trabalho apresentará um modelo aplicando conceitos de Análise de Decisão e Análise Bayesiana do Risco para auxiliar no processo de gerenciamento de ativos no mercado financeiro da indústria sucroalcooleira brasileira
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5957
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7558_1.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.