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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/594
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Cristina Amélia Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | HOLANDA, Luciana Araújo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:03:55Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:03:55Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Araújo de Holanda, Luciana; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. Resistência e apropriação de práticas do management no organizar de coletivos da cultura popular. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/594 | |
dc.description.abstract | A racionalidade dominante na modernidade ocidental produz a inexistência de outro princípio de organização produtiva e social que não seja o do mercado. Assistimos à emergência de uma sociedade managerial e ao fenômeno de empresarização de diversas esferas da vida social, inclusive a cultura. Difunde-se no campo da cultura um discurso que apregoa a necessidade de profissionalização das organizações culturais através da adoção de práticas do management, sobretudo o marketing e a gestão de projetos, subordinadas a critérios de eficiência, rentabilidade e competitividade, típicos do mundo do business. Enquanto muitas organizações transformam seus objetivos, estruturas e processos a fim de adaptarem-se às exigências do mercado, coletivos de cultura popular, sem fins lucrativos, resistem e procuram a preservação da tradição de suas práticas organizativas espontâneas, permeadas por substantividade. O presente trabalho, de natureza predominantemente qualitativa, teve por objetivo compreender a construção do organizar de coletivos de cultura popular e a apropriação de práticas do management pelos sujeitos que deles participam. Constatou-se que apesar da maioria deles ter formalizado, em algum grau, sua gestão para captar recursos (via leis de incentivo ou editais públicos e privados) e garantir sua sobrevivência, suas estruturas apresentam baixo grau de complexidade, baixo grau de especialização e alto grau de centralização. A noção de organizar dos coletivos de cultura popular é contingencial, está em permanente construção e engloba, para além da dimensão técnica, a dimensão política e subjetiva. Seus membros se apropriam de práticas do management a partir do conhecimento tácito enraizado nas suas experiências, vinculando alguns aspectos das ferramentas empresariais às necessidades e interesses dos coletivos. Espera-se, com os resultados desta pesquisa, estimular outros estudos e contribuir para a construção de um corpus de conhecimento específico e pertinente aos propósitos dos coletivos de cultura popular. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Transferência | pt_BR |
dc.subject | Coletivo De Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.title | Resistência e apropriação de práticas do management no organizar de coletivos da cultura popular | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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