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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59487

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Criskelly Mirelle-
dc.contributor.authorBARROS, Tâmara Tamyres Angela Silva de-
dc.date.accessioned2025-01-16T16:07:35Z-
dc.date.available2025-01-16T16:07:35Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.date.submitted2025-01-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Criskelly Mirelle; BARROS, Tâmara Tamyres Angela Silva de. Atuação e desafios de coordenadoras pedagógicas na educação infantil de escolas públicas do Recife - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59487-
dc.description.abstractO trabalho de conclusão de curso aqui desenvolvido, teve seu objetivo uma análise como se configura atuação de coordenadoras pedagógicas em escolas municipais de educação infantil do Recife. A orientação metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa utilizando como recursos, análise documental das legislações municipais que versavam sobre as atividades do coordenador pedagógico e entrevistas semiestruturadas com três coordenadoras da rede. Os resultados apontaram que a legislação municipal anuncia as funções formadora, articuladora e transformadora, no entanto, os relatos revelaram que as demandas administrativas e emergenciais acabam afetando de maneira direta o exercício das funções descritas no marco legal. Na devolutiva observada, entendemos que a inclusão escolar e administração das múltiplas tarefas são os principais desafios e identificamos que características da Nova Gestão Pública fazem parte da atuação do coordenador pedagógico. Por fim, consideramos que é necessário lutar pela valorização e melhores condições de trabalho desses profissionais.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Recifept_BR
dc.titleAtuação e desafios de coordenadoras pedagógicas na educação infantil de escolas públicas do Recife - PE pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6104088268191873pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5694565651575799pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
dc.description.abstractxThe course completion work developed here aimed to analyze how the role of pedagogical coordinators is configured in municipal early childhood education schools in Recife. The methodological approach adopted was qualitative research, utilizing documentary analysis of municipal legislation concerning the activities of the pedagogical coordinator and semi-structured interviews with three coordinators from the network. The results indicated that the municipal legislation outlines the roles of trainers, mediators, and transformer. However, the accounts revealed that administrative and urgent demands directly impact on the execution of the functions described in the legal framework. Based on the feedback observed, we understand that school inclusion and the management of multiple tasks are the main challenges, and we identified that characteristics of New Public Management influence the performance of pedagogical coordinators. Finally, we consider it necessary to advocate for the appreciation of these professionals and for better working conditions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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