Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59483
Comparte esta pagina
Título : | Reprodução de desigualdades raciais em escolas de camadas médias no Recife |
Autor : | CRUZ, Angélica Maria Vieira |
Palabras clave : | Camadas médias; Racismo; Capital cultural |
Fecha de publicación : | 16-ago-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CRUZ, Angélica Maria Vieira. Reprodução de desigualdades raciais em escolas de camadas médias no Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho propõe analisar como as desigualdades raciais são (re)produzidas no ambiente escolar das camadas média e alta de Recife/PE. Considerando os debates sobre a escola como um espaço de construção de identidades e sociabilidades, reprodutor de desigualdades e reflexo da sociedade em microescala, a pesquisa foca nas interseções entre raça e classe, além de outros fatores, em instituições de camadas médias com públicos distintos. Utilizando um método etnográfico com uma perspectiva compreensiva, acompanhamos as atividades de docentes, gestores e, especialmente, estudantes em duas escolas de camadas médias em Recife. Identificamos que, apesar de possuírem mensalidades semelhantes, há uma grande diferença em termos de capital cultural. Durante a investigação, emergiram outras questões importantes, como bandeiras políticas e intolerância religiosa. Em ambas as instituições, as dinâmicas raciais se mostraram complexas, situacionais e elásticas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59483 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Angélica Maria Vieira Cruz.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons