Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5947
Título: MODELO DE APURAÇÃO DE CUSTOS PARA APOIO À GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS
Autor(es): Dantas de Andrade, Ivan
Palavras-chave: Custeio Variável;Margem de Contribuição;Indicadores de desempenho
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dantas de Andrade, Ivan; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. MODELO DE APURAÇÃO DE CUSTOS PARA APOIO À GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, baseada em um estudo de caso levado a efeito em uma empresa comercial do ramo de distribuição de medicamentos com sede na Unidade Federativa de Pernambuco. O objetivo foi sistematizar as informações de custo, fundamentando-se em modelos de acumulação de custos existentes na literatura, com a intenção de municiar a gestão com dados e informações que a auxiliem no processo de tomada de decisão. O resultado do processo investigatório culminou na proposição de um modelo de apropriação de custos baseado no custeio direto ou variável com foco nas margens de contribuição e margem do seguimento. Determinou-se o mix em família de medicamentos: OTC, Rx, Genéricos, Similares e Controlados. Partindo-se dessa base, segmentou-se a apuração de resultados por família de medicamentos, por Unidades Federativas e por tipo de clientes, estes últimos segregados em atacado e varejo sendo ainda, os clientes do atacado separados em públicos e privados. Definida a estrutura da apuração de resultados, passou-se a demonstrar os pontos de equilíbrio contábil, financeiro e econômico, utilizando-se a margem do seguimento e o conceito de lucro desejado para individualizar esses pontos de equilíbrio na ordem proposta para os resultados. Em seguida aplicaram-se os indicadores de desempenhos de Retorno sobre Investimentos (ROI) e de Resultado Residual, adotando o conceito de custo de oportunidade para concepção do resultado econômico. Com as informações geradas pela sistematização da acumulação de custos norteadas pelo conceito de margem de contribuição proporcionou-se à gestão subsídios para determinar políticas de preço e decidir por descontinuar um produto ou seguimento. A disponibilidade das Demonstrações do Resultado do Exercício partilhada por margens de contribuição e por margem do seguimento, proporcionou uma análise imediata dos seguimentos de maior e de menor rentabilidade além de formar parâmetros para análise de sensibilidade, elaboração de orçamentos e projeções de demonstrações contábeis
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5947
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7500_1.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.