Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59460

Comparte esta pagina

Título : MICRORGANISMOS NATIVOS DOS SOLOS DA CAATINGA: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE SUA DIVERSIDADE E POTENCIAL ECOLÓGICO
Autor : ANDRADE, Amanda Onduras de
Palabras clave : Caatinga; microrganismos do solo; degradação do solo; ciclo do carbono; agricultura regenerativa; mudanças climáticas.
Fecha de publicación : 2-dic-2024
Citación : ANDRADE, Amanda Onduras de. Microrganismos nativos dos solos da caatinga: uma revisão narrativa sobre sua diversidade e potencial ecológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O Semiárido Brasileiro é uma região rica em biodiversidade que tem como principal bioma a Caatinga. A flora e a fauna possuem comportamentos adaptativos para se protegerem das temperaturas extremas. O clima da região conta com a irregularidade das chuvas e elevadas taxas de evapotranspiração, causando longos períodos de estiagem. A economia consiste na agropecuária e extrativismo, prevalecendo a agricultura de subsistência. E os solos variam de argilosos e ricos em nutriente a arenosos com baixa fertilidade. Porém, apesar da diversidade, a Caatinga sofre intensamente com as consequências das mudanças climáticas e do mau uso dos recursos naturais, se tornando o bioma mais susceptível a desertificação do Brasil. O solo é composto por milhões de microrganismos, sendo as bactérias e fungos os mais importantes para a sua manutenção. Esses seres têm papel fundamental na fixação e liberação do carbono atmosférico, sendo as perturbações dessas comunidades causadoras de alterações no ciclo do carbono, intensificando as mudanças climáticas. O conhecimento das espécies microbianas nativas é essencial para o desenvolvimento de tecnologias que possam aplicá-las para a recuperação ambiental. Com esse propósito, essa revisão investiga o papel dos microrganismos na manutenção da qualidade do solo e na adaptação às mudanças climáticas, tendo como enfoque o bioma Caatinga. Assim, realizou-se uma análise crítica da literatura acadêmica acerca da importância dos microrganismos para o solo e para a conservação do bioma Caatinga, na forma de uma revisão nar¬rativa, visando estimular o aprofundamento na temática e a implementação técnicas e tecnologias sustentáveis. A partir disso, os seguintes resultados foram encontrados: a) as espécies microbianas são essenciais para a manutenção do solo; b) são necessárias análises genéticas para a identificação das espécies nativas do bioma; c) análises metabolômicas são importantes para determinar quais os mecanismos bacterianos causados pelas mudanças ambientais; d) a orientação dos agricultores na implementação de técnicas de agricultura ecologicamente corretas são necessárias para minimizar os impactos ao solo; e) é indispensável a implementação de ferramentas biotecnológicas utilizando microrganismos nativos, a fim de minimizar a desertificação dos solos do bioma Caatinga. Por fim, este trabalho reconhece a importância dos microrganismos nativos da Caatinga para a manutenção do bioma e pretende estimular o desenvolvimento de novas ferramentas biotecnológicas que possam ser aplicadas para a mitigação das alterações climáticas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59460
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_AMANDA_ONDURAS_DE_ANDRADE.pdf1,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons