Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59433

Compartilhe esta página

Título: Prática pedagógica e metodologia de ensino: estratégias utilizadas pelos professores/as de uma escola pública municipal durante o processo de ensino-aprendizagem.
Autor(es): VASCONCELOS, Adrielli Santana de
Palavras-chave: metodologia de ensino; ensino-aprendizagem; estratégias
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: VASCONCELOS, Adrielli Santana de. Prática pedagógica e metodologia de ensino: estratégias utilizadas pelos professores/as de uma escola pública municipal durante o processo de ensino-aprendizagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente texto tem como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores/as no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do município de Caruaru/PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi utiliza a entrevista semi estruturada como instrumento de coleta de dados, foram entrevistados seis professores e os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos destacamos que as metodologias de ensino são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos por fornecer estratégias que auxiliam na regência dos professores durante as aulas. Nesse sentido, ficou evidente que por existirem diferentes metodologias de ensino, o professor não precisa utilizar exclusivamente uma em suas aulas, mas é possível mesclar duas ou mais metodologias de ensino de acordo com a necessidade para melhor envolver os alunos em seu processo de ensino-aprendizagem e por isso não existe uma metodologia perfeita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59433
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Adrielli Santana de Vasconcelos....pdf397,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons