Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59429

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Fátima Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.authorCORREIA, Mateus de Andrade-
dc.date.accessioned2025-01-09T21:24:49Z-
dc.date.available2025-01-09T21:24:49Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-01-09-
dc.identifier.citationCORREIA, Mateus de Andrade. A prática da Natação como ferramenta para o desenvolvimento motor de crianças com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão do Curo de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59429-
dc.description10,00pt_BR
dc.description.abstractDesde a descrição inicial do autismo por Kanner em 1943, a prevalência do autismo tem aumentado significativamente, evidenciando a importância de intervenções eficazes. Crianças com TEA frequentemente enfrentam dificuldades motoras e sociais, e a busca por atividades que estimulem seu desenvolvimento motor é essencial. A natação, como um esporte completo, oferece benefícios físicos, cognitivos e sociais, além de proporcionar um ambiente relaxante e acolhedor. A prática regular da natação pode melhorar a força, flexibilidade e coordenação motora, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dessas crianças. Este estudo teve como objetivo investigar, por meio de uma revisão narrativa, a influência da prática da natação no desenvolvimento motor de crianças com TEA, com o intuito de promover maior compreensão sobre os benefícios dessa prática e incentivar sua adoção em programas de intervenção. Portanto, a revisão apontou que a prática da natação não só melhora a coordenação motora, força, flexibilidade e tônus muscular, como também promove avanços nas áreas social, emocional e cognitiva, onde o ambiente aquático se destaca como um espaço atrativo e lúdico, que favorece a aprendizagem progressiva, a independência e a qualidade de vida dessas crianças. Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista, Natação, Desenvolvimento Motorpt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista, Natação, Desenvolvimento Motorpt_BR
dc.titleA prática da natação como ferramenta para o desenvolvimento motor de crianças com TEA: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6054497385077728pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271780442828859pt_BR
dc.description.abstractxSince Kanner's initial description of autism in 1943, the prevalence of autism has significantly increased, highlighting the importance of effective interventions. Children with ASD often face motor and social difficulties and finding activities that stimulate their motor development is essential. Swimming, as a comprehensive sport, offers physical, cognitive, and social benefits, in addition to providing a relaxing and welcoming environment. Regular swimming practice can improve strength, flexibility, and motor coordination, directly contributing to the quality of life of these children. This study aimed to investigate, through a narrative review, the influence of swimming on the motor development of children with ASD, with the intent to promote greater understanding of the benefits of this practice and to encourage its adoption in intervention programs. Therefore, this review showed that swimming practice not only improves motor coordination, strength, flexibility, and muscle tone but also promotes advances in social, emotional, and cognitive areas, where the aquatic environment stands out as a safe and playful space that fosters progressive learning, independence, and the quality of life of these children. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Swimming, Motor Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - MATEUS ANDRADE.pdf572,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons