Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59415

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorSOUSA, Paulo Júnior de-
dc.date.accessioned2025-01-09T00:54:51Z-
dc.date.available2025-01-09T00:54:51Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-01-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Paulo Junior de. Desenvolvimento de protótipo de aplicativo interativo para o ensino de física: estudo do movimento de um pêndulo simples. 2025. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59415-
dc.description.abstractNas últimas décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram transformações significativas nos meios de produção e compartilhamento da informação, modificando a organização social e suas relações. Entre essas tecnologias os dispositivos móveis, compostos na maior parte por smartphones, tem modificado o modo de vida das pessoas e representa um marco importante na sociedade moderna, devido à mobilidade, acessibilidade e funcionalidades desses aparelhos. Ao considerar o uso dos dispositivos móveis na educação observa-se uma grande preocupação com os impactos causados pelas distrações dos estudantes em sala de aula. No entanto o professor pode ressignificar a presença desses dispositivos dentro e fora da sala de aula ao introduzi-los como instrumento de aprendizado, em decorrência dos vários recursos que possuem seja para comunicação entre os alunos, pesquisa, simulações e outras funcionalidades que possibilitam a aprendizagem, principalmente nas disciplinas de ciências. Diante das potencialidades dessas tecnologias, o presente trabalho tem como resultado desenvolver um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis, de sistema operacional Android, voltado para a aprendizagem da temática pêndulo simples. Para tanto, o aplicativo utiliza metodologias diversificadas como simulador, atividades, abordagem conceitual e matemática, e curiosidades sobre o tema, dispondo de elementos gráficos dinâmicos e questionamentos ao longo da execução do aplicativo, proporcionado a reflexão, análise e investigação dos princípios físicos envolvidos no movimento do Pêndulo Simples.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPêndulo simplespt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de protótipo de aplicativo interativo para o ensino de física : estudo do movimento de um pêndulo simples.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREIRE, Luciana Lopes-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxIn recent decades, Information and Communication Technologies have brought significant transformations to the means of production and sharing of information, altering social organization and its relationships. Among these technologies, mobile devices, primarily smartphones, have changed people's lifestyles and represent an important milestone in modern society due to their mobility, accessibility, and functionalities. When considering the use of mobile devices in education, there is great concern about the distractions they cause to students in the classroom. However, teachers can reinterpret the presence of these devices both inside and outside the classroom by introducing them as learning tools, due to the various resources they offer, such as communication among students, research, simulations, and other functionalities that enable learning, especially in science subjects. Given the potential of these technologies, the aim of this work is to develop a mobile application prototype for Android operating systems focused on learning the concept of the simple pendulum. To this end, the app uses various methodologies such as simulation, activities, conceptual and mathematical approaches, and curiosities about the topic, with dynamic graphic elements and questions throughout the app's execution, encouraging reflection, analysis, and investigation of the physical principles involved in the motion of the Simple Pendulum.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9350734852913748pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paulo Junior de Sousa.pdf3,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons