Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414

Compartilhe esta página

Título: Como a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo.
Autor(es): BARROS, Luciana Nascimento de
Palavras-chave: Etnomatemática; Educação do campo; Escolas do campo; Multiplicação; Operação
Data do documento: 19-Dez-2024
Citação: BARROS, Luciana Nascimento de. Como a relação do cotidiano do aluno com a problematização matemática pode contribuir para aprendizagem dos estudantes nas escolas do campo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo principal analisar como a contextualização a partir de elementos do cotidiano dos estudantes de escolas do campo, em atividades de multiplicação, contribui para a sua aprendizagem, a partir de alguns estudos e levantamentos de dados, realizado em uma escola do campo através de uma pesquisa qualitativa em uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, levando em consideração como principais referenciais teóricos a Educação do Campo Caldart (2002), a etnomatemática com D’ambrosio (2002), educação matemática crítica com Skovsmose (2007) e a multiplicação com Gonçalves (2003). O presente trabalho apresenta os levantamentos de dados, através da aplicação de uma lista com exercícios ligados à multiplicação envolvendo três realidades diferentes, problemas com contexto fora da realidade dos estudantes, o cálculo direto com o algoritmo usual, e por fim, exercício com o enunciado, ligados diretamente com a realidade dos estudantes. Após essa aplicação, ocorreu a análise dos resultados obtidos, para identificar como a ligação dos conteúdos com o contexto social ao qual os alunos estão inseridos, podem contribuir para o desenvolvimento de um grupo de estudantes nas escolas do campo. Como resultado, obtivemos que a relação do cotidiano dos estudantes das escolas do campo e a valorização de suas vivências na sala de aula, contribuem para uma aprendizagem de maneira mais significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59414
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luciana Nascimento de Barros ..pdf708,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons