Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59413
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Márcia Maria Dantas Cabral de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Gilberto Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T22:29:36Z | - |
dc.date.available | 2025-01-08T22:29:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-08 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gilberto Macêdo. ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO E PERMANÊNCIA DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA INGRESSANTES PELAS POLÍTICAS DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS NA UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Odontologia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59413 | - |
dc.description.abstract | O estudo teve como objetivo analisar a integração e permanência dos estudantes de Odontologia ingressantes pelas políticas de cotas étnico-raciais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa, de caráter transversal e descritivo, foi realizada em 2023, com a participação de 118 estudantes e 15 docentes do curso de Odontologia. Os estudantes responderam a um formulário estruturado autoaplicável, enquanto os docentes receberam um formulário eletrônico por e-mail. A análise dos dados utilizou estatística descritiva. Entre os estudantes, quase metade (49,15%) se autodeclararam pardos ou pretos, 67,8% identificaram-se como mulheres cisgêneros, e 31,25% dos participantes são cotistas provenientes de escola pública, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A maioria dos discentes (79,66%) concordou plenamente que as cotas contribuem para a diversidade étnica no curso, e 65,25% consideraram os impactos dessas políticas muito positivos. No entanto, 24,58% relataram ter presenciado situações de discriminação, enquanto 4,24% afirmaram ter sido vítimas de discriminação diretamente. Quanto aos docentes, 60% revelaram possuir um conhecimento moderado sobre a legislação que regulamenta as cotas nas universidades. A maioria (86,7%) considerou muito importante a presença de estudantes oriundos de camadas populares no curso, afirmando que o desempenho dos cotistas é similar ao dos não cotistas. Os professores também ressaltaram a necessidade de implementar políticas mais robustas de assistência estudantil. Conclui-se que as políticas de cotas têm promovido avanços significativos na integração dos estudantes cotistas, embora persistam desafios, sobretudo em relação à permanência desses alunos e ao combate às discriminações no ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações Afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade Racial em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO E PERMANÊNCIA DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA INGRESSANTES PELAS POLÍTICAS DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS NA UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | JÚNIOR, Ivo Aurélio Lima | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5629010350420551 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5815807811864376 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study aimed to analyze the integration and retention of Dentistry students admitted through ethnic-racial quota policies at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research, which was cross-sectional and descriptive in nature, was conducted in 2023 with the participation of 118 students and 15 faculty members from the Dentistry course. Students completed a self-administered structured questionnaire, while faculty members received an electronic form via email. Data analysis employed descriptive statistics. Among the students, nearly half (49.15%) self-identified as mixed-race or Black, 67.8% identified as cisgender women, and 31.25% of the participants were quota students from public schools with a family income of up to 1.5 minimum wages. The majority of students (79.66%) fully agreed that quotas contribute to ethnic diversity in the course, and 65.25% considered the impact of these policies to be very positive. However, 24.58% reported having witnessed instances of discrimination, while 4.24% claimed to have been direct victims of discrimination. As for the faculty, 60% revealed having moderate knowledge about the legislation regulating quotas in universities. The majority (86.7%) considered the presence of students from lower-income backgrounds in the course to be very important, noting that the performance of quota students is similar to that of non-quota students. The professors also emphasized the need for more robust student support policies. It is concluded that quota policies have promoted significant progress in the integration of quota students, although challenges remain, particularly regarding the retention of these students and addressing discrimination within the academic environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7488919781171249 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-3551-0358 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gilberto Macêdo Oliveira.docx.pdf Artículo embargado hasta 2026-09-30 | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons