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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406
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Título : | Aprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades. |
Autor : | MAGNO, João Victor Valois |
Palabras clave : | Aprendizagem histórica; Ensino de Pré-História; Consciência Histórica; Educação Básica |
Fecha de publicación : | 25-oct-2024 |
Citación : | MAGNO, João Victor Valois. Aprendizagem histórica na Educação Básica através do ensino de "Pré-História": reflexões e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho apresenta discussões sobre conceitos básicos da aprendizagem histórica contextualizados na temática do Ensino de “Pré-História”. Considerando a ausência de estudos que relacionam ambas as áreas, busca-se avaliar a possibilidade de se desenvolver metodologias de aula que permitam aos estudantes da Educação Básica ter contato com as complexidades ontológicas do conhecimento histórico através de tópicos relacionados à trajetória dos primeiros seres humanos. Para este fim, foi realizado um levantamento teórico que identificou as idéias sobre consciência histórica, cultura histórica, literacia (letramento) histórica e empatia histórica desenvolvidas por autores como Jörn Rüsen, Klaus Bergmann e Peter Lee como as bases das produções acadêmicas sobre Didática da História. Dentro do âmbito do ensino escolar, essas pesquisas se debruçam sobre o olhar dos alunos perante a Ciência Histórica e sua finalidade, sociedades e eventos de épocas anteriores e seu lugar na linha temporal da história humana, usando narrativas construídas acercas do passado para fundamentar a compreensão de si próprios e suas ações no presente. Contudo, essas ideias não são implementadas na temática da “Pré-História”, a qual recebe pouquíssima atenção em relação a outros períodos históricos no contexto do ensino de História. Considerando as potencialidades didáticas do tema, foram elaborados planos de aula para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, com base nas reflexões sobre como implementar os conceitos teóricos citados neste resumo nas aulas da Educação Básica. Avalia-se que além das possibilidades de planejamento e uso de vários recursos como jogos de role-playing game (RPG), visitas a museus ou sítios arqueológicos e leituras de artigos científicos, ocorrem também o desenvolvimento do pensamento lógico, da comunicação, da reflexão e da argumentação, a desmistificação de preconceitos, construção da alteridade perante o outro, sejam povos do passado ou no presente com características etnográficas distintas e compreensão das dinâmicas sociais e políticas nas situações vivenciadas pelos(as) alunos(as) como constructos dotados de historicidade e passíveis de transformações. Espera-se que as sugestões de propostas didáticas elaboradas contribuam para o ensino e aprendizagem de História dos alunos e para os(as) professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59406 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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