Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59398
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Weslley de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T15:37:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T15:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-02 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Weslley de Arruda. Relação de gênero e sexualidade no ambiente escolar: análise dos desafios na identidade de homossexuais como docente em matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59398 | - |
dc.description.abstract | Diante a realidade escolar e o ser professor de matemática homossexual, diferentes processos de subalternização permeiam a identidade das pessoas homossexuais, olhar para o contexto escolar é notar que as pessoas pertencentes a comunidade LGBT+ sofrem diferentes discriminações e preconceitos cotidianamente nesses espaços, deste modo, ser professor homossexual de matemática é estar frente a diferentes desafios para permanecerem no ambiente escolar. Deste modo, Educar é transformar o mundo, por meio de práticas que colaboram para uma educação que inclua todas as pessoas, entretanto, investigar as relações de gênero e sexualidade no meio educacional é de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária que respeite e reconheça a pluralidade de corpos na escola. Nessa perspectiva, a investigação da pesquisa parte de um pressuposto da importância das pesquisas em educação matemática sobre contextos envolvendo gênero e sexualidade, visto que, contribui com conhecimentos para a formação dos cidadãos, para atuar na sociedade de forma democrática que respeite a diversidade sexual. E também das ações do Grupo Aya-Sankofa de Educação Matemática no âmbito do curso de licenciatura em matemática. Então, o objetivo da pesquisa é investigar as percepções de um grupo de professores homossexuais sobre os desafios e obstáculos em ser docente na matemática em escolas do ensino básico de Pernambuco, a metodologia é uma pesquisa qualitativa e o instrumento da pesquisa é uma entrevista semiestruturada, no qual foi desenvolvido um roteiro com 5 questionamentos a serem respondidos por cada professor homossexual atuantes em diferentes escolas do ensino básico em Pernambuco, a fim de encontrar os principais desafios diante a sua Identidade no cotidiano docente. Partindo de concepções do conservadorismo como prática de exclusão, educação matemática crítica, pesquisas sobre gênero e sexualidade. Contribuindo assim com embasamentos para uma educação matemática mais inclusiva capaz de minimizar a exclusão e a homofobia na sala de aula, sendo assim, está inserido no ambiente matemático é também dialogar questões de equidade e aceitação da diversidade sexual. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade homossexual | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Relação de gênero e sexualidade no ambiente escolar: análise dos desafios na identidade de homossexuais como docente em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0126283985604495 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the reality of school and being a homosexual mathematics teacher, different processes of subordination permeate the identity of homosexual people. Looking at the school context, we notice that people belonging to the LGBT+ community suffer different discrimination and prejudices on a daily basis in these spaces. Therefore, being a homosexual mathematics teacher means facing different challenges to remain in the school environment. Thus, to educate is to transform the world, through practices that contribute to an education that includes all people. However, investigating gender and sexuality relations in the educational environment is of great importance for the development of an egalitarian society that respects and recognizes the plurality of bodies in school. From this perspective, the investigation of the research is based on an assumption of the importance of research in mathematics education on contexts involving gender and sexuality, since it contributes with knowledge for the formation of citizens, to act in society in a democratic way that respects sexual diversity. And also of the actions of the Aya-Sankofa Group of Mathematics Education within the scope of the undergraduate course in mathematics. Therefore, the objective of the research is to investigate the perceptions of a group of homosexual teachers about the challenges and obstacles of being a mathematics teacher in elementary schools in Pernambuco. The methodology is qualitative research and the research instrument is a semi-structured interview, in which a script was developed with 5 questions to be answered by each homosexual teacher working in different elementary schools in Pernambuco, in order to find the main challenges facing their identity in the daily teaching routine. Starting from conceptions of conservatism as a practice of exclusion, critical mathematics education, research on gender and sexuality. Thus contributing with foundations for a more inclusive mathematics education capable of minimizing exclusion and homophobia in the classroom, thus, being inserted in the mathematical environment is also to discuss issues of equity and acceptance of sexual diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0009-2838-2788 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Weslley de Arruda Maciel.pdf | 484,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons