Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59391

Share on

Title: Uma análise do impacto da pandemia e pós-pandemia nas competências secretariais em uma Universidade Pública de Pernambuco
Authors: SILVA, Edna Anjos Dias da
Keywords: Competência; Secretariado Executivo; Teletrabalho
Issue Date: 12-Mar-2024
Citation: SILVA, Edna Anjos Dias da. Uma análise do impacto da pandemia e pós-pandemia nas competências secretariais em uma Universidade Pública de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esse estudo tem o objetivo de identificar quais competências técnicas e comportamentais foram mais relevantes durante a pandemia da COVID-19 no contexto do trabalho remoto. Foram definidos como amostragem os servidores que desempenham competências secretariais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, com o intuito de analisar como esse processo ocorreu. Para ser um trabalho robusto e consolidado, foi utilizada a metodologia com abordagem qualitativa, instrumentos de levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, sob análise de conteúdo de Bardin. Considerando os resultados da pesquisa, as competências técnicas mais expressivas relatadas pelos entrevistados, foram utilização de recursos e software e elaboração de documentos. Quanto às competências comportamentais, foi apresentada uma série de respostas variáveis. No entanto, as que se destacaram foram controle emocional e gestão do tempo. Outro importante fato a mencionar é a implementação do Programa de Gestão e Desempenho da UFPE, que permite os servidores trabalharem no modo de teletrabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59391
Appears in Collections:(TCC) - Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estou compartilhando o arquivo '01tcc' com você.pdf274,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons