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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59381
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Title: | Personalidades na matemática: a história da matemática como inclusão de gênero e sexualidade. |
Authors: | BEZERRA, Victor Eduardo Calado |
Keywords: | Lgbtfobia; Misoginia; Educação Matemática; Grupos Minoritários; Representatividade; Preconceito |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Citation: | BEZERRA, Victor Eduardo Calado. Personalidades na matemática: a história da matemática como inclusão de gênero e sexualidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Faz-se mister destacar que a história da matemática é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental tanto para a compreensão da evolução da ciência quanto para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e inclusiva do conhecimento matemático. Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da história de personalidades, sujeitos, protagonistas, indivíduos da matemática para promover reflexões quanto a gênero e sexualidade em aulas de matemática. Esse objetivo é relevante por sua capacidade de inserir conteúdos matemáticos a temas sociais urgentes, como a inclusão e o respeito à diversidade, desmistificando estereótipos e promovendo práticas pedagógicas mais equitativas. A justificativa da pesquisa destaca sua importância acadêmica, contribuindo para o avanço da educação matemática, a formação docente e a transformação de práticas educacionais e discursos acadêmicos, ao abordar a inclusão e a diversidade no ensino da matemática. A metodologia adotada foi um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido com estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Caruaru com a presença da professora da turma. A pesquisa incluiu a aplicação de um plano de aula elaborado com foco na inclusão da história da matemática e questões de gênero e sexualidade. Durante a aula, foram utilizadas estratégias dinâmicas, como jogos da memória com personalidades históricas da matemática e atividades interativas em grupo. A aula foi observada pela professora da turma, que posteriormente respondeu a um questionário para registrar suas percepções. Os resultados mostram que a abordagem promoveu um ambiente inclusivo, especialmente para estudantes LGBTQIAPN+, fortalecendo o sentimento de pertencimento e respeito e estimulando maior interesse pela disciplina. Atividades como a encenação teatral sobre mulheres na matemática demonstraram o potencial da história da matemática para estimular reflexões sobre igualdade e diversidade, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva. No entanto, a pesquisa também revelou desafios, como a necessidade de formação docente contínua sobre questões de gênero e sexualidade e a resistência familiar a esses temas. A professora observou a carência de discussões sobre a história de mulheres matemáticas em sua própria formação e enfatizou a importância de revisitar constantemente as metodologias para integrar esses debates ao currículo escolar. Por fim, a história de algumas personalidades da matemática se mostrou uma ferramenta para promover reflexões sobre inclusão e diversidade, ao evidenciar as barreiras enfrentadas por indivíduos de diferentes identidades no campo científico. Esse enfoque contribui não apenas para o ensino da matemática, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59381 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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