Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59379

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorGomes, Adilma Vanderlei-
dc.date.accessioned2025-01-06T15:54:01Z-
dc.date.available2025-01-06T15:54:01Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-12-20-
dc.identifier.citationGomes, Adilma Vanderlei. Poesia digital: relevância e contribuição para a formação do leitor literário. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59379-
dc.description.abstractA proposta deste artigo é analisar as contribuições da poesia digital para a formação do leitor moderno, evidenciando mais precisamente sua relevância para o engajamento leitor e para o desenvolvimento de habilidades de leitura na era digital. Por meio disso, buscou-se identificar o papel da poesia digital no que concerne à fomentação do letramento literário. Para atingir esse propósito, a pesquisa explora a obra O Corvo, de Edgar Allan Poe, especificamente uma versão animada desta, a qual foi traduzida intersemioticamente para o suporte computacional, e agora é dotada de recursos interacionais e multissemióticos. O presente estudo almeja analisar os variados atributos estéticos e multimodais presentes no poema, a fim de avaliar os benefícios provenientes do contato do texto com as Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e descobrir como a poesia digital pode ser metodologicamente utilizada para benefício da formação leitora. A metodologia utilizada é baseada na abordagem qualitativa, apoiada por uma pesquisa bibliográfica dialógica que trata da conceituação e especificidades da literatura e poesia digital e expõe o papel das novas linguagens no contexto de ensino-aprendizagem. Para tanto, essa pesquisa apoia-se nas contribuições de estudiosos da área de estudo, como Hayles (2009), Santolin (2021), Antonio (2001, 2010), Rojo (2009, 2019) e Santaella (2013a, 2013b).pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesia digitalpt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titlePoesia digital: relevância e contribuição para a formação do leitor literáriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this article is to analyze the contributions of digital poetry to the formation of the modern reader, with a specific focus on its relevance for reader engagement and the development of reading skills in the digital age. To this end, the research aims to identify the role of digital poetry in promoting literary literacy. The study explores Edgar Allan Poe's The Raven, specifically an animated version that has been intersemiotically translated into a digital format, now endowed with interactive and multisemiotic resources. The present study seeks to analyze the various aesthetic and multimodal attributes of the poem, in order to assess the benefits arising from its interaction with Information and Communication Technologies (ICTs) and to explore how digital poetry can be methodologically utilized to enhance reader development. The methodology employed is qualitative, supported by dialogical bibliographic research that addresses the conceptualization and specificities of digital literature and poetry, and highlights the role of new languages in the teaching-learning context. This research draws on the contributions of scholars in the field, such as Hayles (2009), Santolin (2021), Antonio (2001, 2010), Rojo (2009, 2019), and Santaella (2013a, 2013b).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adilma Vanderlei Gomes.docx.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons