Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59365

Compartilhe esta página

Título: A didática como disciplina da licenciatura: a subjetiva prática escolar do professor de matemática.
Autor(es): Silva, Amanda Vitória Nascimento
Palavras-chave: Didática; Ensino de Matemática; Formação de Professores; Dificuldades Pedagógicas; Sala de Aula
Data do documento: 22-Out-2024
Citação: SILVA, Amanda Vitória Nascimento. A didática como disciplina da literatura: a subjetiva prática escolar do professor de matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades e potencialidades da aplicação dos princípios didáticos no ensino de Matemática no Ensino Médio, com base nas percepções de professores da área. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, foi realizada por meio de questionários aplicados a 20 educadores de diversas instituições públicas do município de Palmares/PE, permitindo uma coleta abrangente de dados. A fundamentação teórica incluiu autores (incluindo Veiga, Pimenta e Libâneo) que contribuíram para a construção do conhecimento da Didática. Os resultados indicaram que a Didática é reconhecida como um pilar essencial para a prática pedagógica, contribuindo para a construção de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências matemáticas. Contudo, os professores enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos didáticos, turmas superlotadas e a resistência dos alunos, que comprometem a efetividade do ensino. Além disso, a pesquisa destacou a importância de programas de capacitação contínua e de um suporte institucional robusto para a aplicação eficaz dos princípios didáticos. Constatou-se que, para transformar o ensino de Matemática, é necessário um esforço coletivo envolvendo professores, instituições e políticas educacionais, visando criar um ambiente propício à aprendizagem. Assim, tivemos a oportunidade de compreender melhor as contribuições e limitações que a Didática oferece na formação inicial de professores, especialmente no contexto do ensino de Matemática, evidenciando a importância de integrar teorias e práticas pedagógicas para aprimorar a formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59365
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Vitória Nascimento Silva.pdf837,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons