Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59355

Comparte esta pagina

Título : Identificação de fatores de influência para modelo de amostragem para ensaios não destrutivos em feixes de tubos de permutadores calor
Autor : SANTOS, Alícia Cruz Marques dos
Palabras clave : Permutadores de calor; Amostragem; Ensaios não destrutivos; IRIS; Corrente Parasita; Manutenção
Fecha de publicación : 18-dic-2024
Citación : SANTOS, Alícia Cruz Marques dos. Identificação de fatores de influência para modelo de amostragem para ensaios não destrutivos em feixes de tubos de permutadores calor. 2024. 124f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este presente trabalho aborda a identificação e análise de fatores de influência na definição de um modelo de amostragem para ensaios não destrutivos em feixes de tubos de permutadores de calor. O objetivo geral foi melhorar a precisão na estimativa da vida útil dos feixes de permutadores de calor não sujeitos a chamas, permitindo a análise de um subconjunto representativo de tubos ou definindo, quando necessária, a inspeção total dos mesmos. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma metodologia que combinou análise documental de relatórios de inspeção de IRIS e Corrente Parasita (CP), cálculos direcionados à criticidade dos danos e desenvolvimento de tabelas e indicadores como o “SCORE”, integrados a um modelo de amostragem baseado em critérios técnicos e normativos. A pesquisa também incluiu a consolidação de dados obtidos em inspeções anteriores para fundamentar o modelo proposto. Os resultados demonstraram que a metodologia desenvolvida é promissora, proporcionando uma abordagem estruturada para análise crítica dos fatores de influência. A proposta de modelo de amostragem mostrou ter grande potencial para redução do tempo e custo de manutenção, mantendo um elevado nível de segurança operacional e melhorando a assertividade na detecção de falhas. Conclui-se que este trabalho contribui diretamente para a otimização de processos de inspeção e manutenção, reforçando a relevância da padronização na análise de permutadores de calor e promovendo avanços tanto no campo acadêmico quanto na prática industrial. Limitações identificadas, como a dependência de dados futuros para validação completa, indicam oportunidades para a evolução do modelo proposto em estudos posteriores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59355
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ALÍCIA CRUZ MARQUES DOS SANTOS.pdf8,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons