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Título : Articulações entre o lúdico e o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental: jogo Trilha das Frações.
Autor : BELCHIOR, Caio Rennan da Silva
Palabras clave : educação matemática; frações; ensino lúdico; jogos educativos; metodologia ativa
Fecha de publicación : 12-dic-2024
Citación : BELCHIOR, Caio Rennan da Silva. Articulações entre o lúdico e o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental: jogo Trilha das Frações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Este trabalho propõe-se a examinar como a aplicação de abordagens lúdicas pode auxiliar no entendimento do conceito de frações por alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo identificar quais são os obstáculos mais comuns enfrentados pelos alunos ao tentar compreender os conceitos sobre frações, e também investigar como um jogo educativo chamado "Trilha das Frações" pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no 6 ano do ensino fundamental. A metodologia adotada incluiu a realização de um pré-teste diagnóstico para detectar as principais dificuldades dos conhecimentos dos alunos, seguido pela implementação do jogo como estratégia pedagógica, e, por fim, a realização de um pós-teste para avaliar o progresso no desempenho dos estudantes. Os resultados evidenciaram uma notável evolução no rendimento dos estudantes após a implementação do jogo, principalmente em tarefas envolvendo equivalência de frações e situações contextualizadas, que foram destacadas pelos maiores índices de erro observados no teste inicial. A utilização do jogo possibilitou uma aprendizagem mais envolvente, incentivando a interação, a prática e a solução de dúvidas imediatas, o que ajudou a solidificar os conhecimentos sobre frações. Adicionalmente, foi observado no estudo que a competitividade saudável e a natureza dinâmica do jogo despertaram o interesse dos alunos e contribuíram para a compreensão de conceitos complexos. Este estudo evidencia a efetividade do emprego de jogos educativos no ensino de frações, ressaltando a relevância de abordagens ativas e interativas para transpor os obstáculos convencionais no ensino de matemática. Os resultados indicam que utilizar jogos pode ser uma estratégia eficaz para incentivar uma aprendizagem envolvente e profunda, principalmente em assuntos abstratos como frações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59348
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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