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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorBELCHIOR, Caio Rennan da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-02T19:04:35Z-
dc.date.available2025-01-02T19:04:35Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.date.submitted2024-12-23-
dc.identifier.citationBELCHIOR, Caio Rennan da Silva. Articulações entre o lúdico e o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental: jogo Trilha das Frações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59348-
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a examinar como a aplicação de abordagens lúdicas pode auxiliar no entendimento do conceito de frações por alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo identificar quais são os obstáculos mais comuns enfrentados pelos alunos ao tentar compreender os conceitos sobre frações, e também investigar como um jogo educativo chamado "Trilha das Frações" pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no 6 ano do ensino fundamental. A metodologia adotada incluiu a realização de um pré-teste diagnóstico para detectar as principais dificuldades dos conhecimentos dos alunos, seguido pela implementação do jogo como estratégia pedagógica, e, por fim, a realização de um pós-teste para avaliar o progresso no desempenho dos estudantes. Os resultados evidenciaram uma notável evolução no rendimento dos estudantes após a implementação do jogo, principalmente em tarefas envolvendo equivalência de frações e situações contextualizadas, que foram destacadas pelos maiores índices de erro observados no teste inicial. A utilização do jogo possibilitou uma aprendizagem mais envolvente, incentivando a interação, a prática e a solução de dúvidas imediatas, o que ajudou a solidificar os conhecimentos sobre frações. Adicionalmente, foi observado no estudo que a competitividade saudável e a natureza dinâmica do jogo despertaram o interesse dos alunos e contribuíram para a compreensão de conceitos complexos. Este estudo evidencia a efetividade do emprego de jogos educativos no ensino de frações, ressaltando a relevância de abordagens ativas e interativas para transpor os obstáculos convencionais no ensino de matemática. Os resultados indicam que utilizar jogos pode ser uma estratégia eficaz para incentivar uma aprendizagem envolvente e profunda, principalmente em assuntos abstratos como frações.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação matemáticapt_BR
dc.subjectfraçõespt_BR
dc.subjectensino lúdicopt_BR
dc.subjectjogos educativospt_BR
dc.subjectmetodologia ativapt_BR
dc.titleArticulações entre o lúdico e o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental: jogo Trilha das Frações.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8456138672978042pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to explore how the use of playful approaches can aid in the understanding of fractions by 6th-grade students in elementary school. The research focuses on identifying the most common obstacles students face when trying to grasp fraction concepts and investigates how an educational game called "Trilha das Frações" can support the teaching and learning process. The methodology involved a diagnostic pre-test to identify students' main difficulties, followed by the implementation of the game as a pedagogical strategy, and concluded with a post-test to assess student progress. The results revealed a significant improvement in students' performance after the game's implementation, particularly in tasks related to fraction equivalence and contextualized situations, which showed the highest error rates in the initial test. The game provided a more engaging learning experience, promoting interaction, practice, and immediate problem-solving, helping to solidify students' understanding of fractions. Additionally, the study highlighted that the healthy competitiveness and dynamic nature of the game sparked students' interest and facilitated the comprehension of complex concepts. This study demonstrates the effectiveness of educational games in teaching fractions, emphasizing the importance of active and interactive approaches to overcome traditional barriers in math education. The results suggest that the use of games can be an effective strategy to foster engaging and deep learning, especially for abstract topics like fractions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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