Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59341

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de redes neurais com variáveis geomorfológicas para mapeamento da susceptibilidade a deslizamentos de terra em Lagoa Encantada - PE
Autor(es): ALVES, Alan Lins
Palavras-chave: RNA; QGIS; Python; Susceptibilidade; Deslizamentos
Data do documento: 1-Nov-2024
Citação: ALVES, Alan Lins. Aplicação de redes neurais com variáveis geomorfológicas para mapeamento da susceptibilidade a deslizamentos de terra em Lagoa Encantada - PE. 2024. 106 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho aborda a aplicação de redes neurais artificiais (RNAs) na criação de mapas de susceptibilidade a deslizamentos de terra para a comunidade de Lagoa Encantada, localizada em Recife/PE, destacando sua eficácia e rapidez em comparação com métodos tradicionais. A crescente incidência de deslizamentos de terra e a necessidade de métodos precisos para avaliar e mitigar esses riscos motivaram esta pesquisa, que visa contribuir para a segurança da população e a gestão de desastres naturais. O objetivo principal deste estudo é desenvolver um mapa de susceptibilidade a deslizamentos de terra da comunidade de Lagoa Encantada, utilizando técnicas de inteligência artificial, especificamente RNAs, juntamente a programas de código aberto como QGIS e Python. Para alcançar este objetivo, foram geradas as variáveis geomorfológicas do local de estudo com o QGIS e foram utilizadas bibliotecas como Pandas para análise e tratamento de dados, Scikit-learn para normalização, pré-processamento, treinamento e validação dos modelos utilizando o Python. Os resultados demonstraram que as Redes Neurais Artificiais são altamente eficazes na geração de mapas de suscetibilidade com boa precisão. As principais métricas de avaliação, incluindo acurácia, precisão, revocação e F1 Score, todas superaram a marca de 90%. Além disso, a área sob a curva ROC (AUC) também apresentou valores acima de 0,9, tanto no conjunto de treino quanto no conjunto de teste. Esses resultados confirmam a robustez e a confiabilidade das RNAs na previsão de áreas suscetíveis a deslizamentos. Uma avaliação dos erros do resultado também foi realizada a fim de identificar a causa principal, permitindo que, no futuro, os fatores mapeados sejam levados em consideração para aprimorar o modelo e reduzir a ocorrência de erros similares em análises subsequentes. Conclui-se que a utilização de RNAs representa uma abordagem promissora para a avaliação de susceptibilidade a deslizamentos de terra, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente aos métodos convencionais. Este estudo contribui para o avanço das técnicas de mapeamento de riscos geotécnicos e reforça a importância da integração de inteligência artificial em estudos de engenharia civil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59341
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALAN LINS ALVES_Correção_001.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons