Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59339

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Suzano Aquino de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Evanira Severina Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-02T12:42:15Z-
dc.date.available2025-01-02T12:42:15Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Evanira Severina. Por uma educação filosófica feminista: uma construção a partir do pensamento da filósofa Simone de Beauvoir.2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59339-
dc.description.abstractA educação é algo fundamental para formar os papéis sociais dos indivíduos e como ocorre essa construção é extremamente importante. Quando analisamos o ensino de filosofia é possível perceber que há uma ausência das contribuições feitas pelas mulheres, principalmente nos livros didáticos e durante a formação de professores, na qual existe uma maior ênfase no estudo de filósofos e quase não estudamos nenhuma filósofa. A problemática aproxima-se da realidade de várias docentes que vivenciaram a formação filosófica com a ausência de representatividade feminina nos conteúdos de filosofia. Logo, se as instituições de ensino persistirem com essas práticas, então, continuaremos construindo uma filosofia focada em um único gênero apenas, qual seja, o masculino. Admitindo-se o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica privilegia-se a pesquisa bibliográfica e análise de textos. A pesquisa tem uma dupla dimensão: Investigar a perspectiva feminista da filósofa Simone de Beauvoir, notadamente em seu livro “O Segundo Sexo” (1949) e apresentar subsídios para construção de uma educação filosófica feminista no ensino de filosofia da educação básica. Os resultados apontam para a importância de uma filosofia feminista como prática de superação das desigualdades de gênero que predominam nos ambientes escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFilosofia feministapt_BR
dc.subjectSimone de Beauvoirpt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.titlePor uma educação filosófica feminista: Uma construção a partir do pensamento da filósofa Simone de Beauvoirpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2936465988258186pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.description.abstractxEducation is fundamental to shaping individuals’ social roles, and how this construction occurs is extremely important. When we analyze philosophy teaching, we can see that there is a lack of contributions made by women, especially in textbooks and during teacher training, where there is a greater emphasis on the study of philosophers and we hardly study any female philosophers. The problem is similar to the reality of many teachers who experienced their philosophical training with the lack of female representation in philosophy content. Therefore, if educational institutions persist with these practices, then we will continue to build a philosophy focused on a single gender, namely, the male. Admitting the hermeneutic paradigm and because this is theoretical research, bibliographical research and text analysis are prioritized. The research has a double dimension: to investigate the feminist perspective of the philosopher Simone de Beauvoir, notably in her book “The Second Sex” (1949) and to present subsidies for the construction of a feminist philosophical education in the teaching of philosophy in basic education. The results point to the importance of a feminist philosophy as a practice for overcoming gender inequalities that predominate in school environments.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas Filosofiapt_BR
dc.degree.departament(CFCH) Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduationFilosofia Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0002-5293-5249pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evanira Severina Ferreira.pdf698,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons