Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59321

Compartilhe esta página

Título: A criminalização enquanto um processo histórico: as condições de raça e classe e seus impactos na aplicabilidade dos direitos de crianças e adolescentes
Autor(es): NASCIMENTO, Michelle Maria Lima do
PEREIRA, Rebeca Nascimento
Palavras-chave: Criminalização; Medidas socioeducativas; Raça e classe; Crianças e adolescentes
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: NASCIMENTO, Michelle Maria Lima do; PEREIRA, Rebeca Nascimento. A criminalização enquanto um processo histórico: as condições de raça e classe e seus impactos na aplicabilidade dos direitos de crianças e adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente monografia, intitulada “A CRIMINALIZAÇÃO ENQUANTO UM PROCESSO HISTÓRICO: AS CONDIÇÕES DE RAÇA E CLASSE E SEUS IMPACTOS NA APLICABILIDADE DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, tem como objetivo analisar o paralelo estabelecido entre a criminalidade e a criminalização de crianças e adolescentes no cenário contemporâneo, e para isso, foi desenvolvida a relação existente entre o infanto-adolescente, o papel da justiça atrelado aos princípios normativos e as medidas socioeducativas adotadas frente àqueles que encontram-se em conflito com a lei. Desse modo, a sistematização do trabalho deu-se, através e respectivamente, de três capítulos que abordaram o resgate da historicidade infanto-adolescente, a descrição dos aparatos jurídicos articulada a função que deveria ser assumida pelo Estado quanto ao desempenho da Lei 8069/1990 e das medidas socioeducativas, além da questão que vincula o campo social e o infanto-adolescente frente à estrutura capitalista contemporânea e o consequente agravamento da questão social, que enfatiza o modo como a criminalização interfere diretamente à aplicabilidade das medidas socioeducativas. Assim, apresenta-se como principal resultado obtido a forma como a aplicabilidade das medidas socioeducativas é diretamente atravessada por condições de raça e classe, sendo o infanto-adolescente, principalmente preto/pardo e empobrecido, o público-alvo prioritário das medidas referidas e das diferentes e resistentes formas de violação aos direitos humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59321
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (1).pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons