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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59312
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Pedro Parini Marques de | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Hudson Ratis da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T14:37:00Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T14:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2014-11-27 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Hudson Ratis da Costa. Uma análise retórica dos discursos oficiais em confronto com os debates nas redes sociais durante o procedimento legislativo da lei 14.245 e suas repercussões nos direitos humanos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59312 | - |
dc.description.abstract | O estudo analisou os discursos oficiais e os debates nas redes sociais durante o processo legislativo da Lei 14.245, com foco no "Caso Mari Ferrer". Esse caso, envolvendo uma jovem que buscou justiça online em um caso de estupro, gerou mais de 200.000 reações no Twitter entre setembro e novembro de 2020. A pesquisa testou duas hipóteses: os discursos nas redes sociais influenciaram os oficiais (estatais), e essas manifestações produziram uma sanção social independente do Estado. A análise retórica, conforme o esquema da retórica analítica de Ballweg, mostrou estratégias de apelo ao povo e à emoção. Observou-se que a retratação do acusado como estuprador nas redes sociais funcionou como sanção social, influenciando a percepção pública e criando narrativas contrastantes com decisões legais. As redes sociais ajudaram Mari Ferrer a lutar por seus direitos, questionando a ilegitimidade do "tribunal da internet". Inferiu-se que as redes sociais, em alguns casos, são uma alternativa essencial para grupos desfavorecidos enfrentarem a negação de direitos pelo sistema estatal. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lei 14.245 | pt_BR |
dc.subject | Caso Mari Ferrer | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.title | Uma análise retórica dos discursos oficiais em confronto com os debates nas redes sociais durante o procedimento legislativo da lei 14.245 e suas repercussões nos direitos humanos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5907632724918362 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0994040796232209 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study analyzed official speeches and social media debates during the legislative process of Law 14.245, focusing on the "Mari Ferrer Case." This case, involving a young seeking justice online in a rape case, generated over 200,000 reactions on Twitter between September and November 2020. The research tested two hypotheses: that social media discourses influenced official ones, and that these manifestations produced a social sanction independent of the State. The rhetorical analysis, as proposed by Ballweg’s analytical rhetorical scheme, revealed strategies appealing to the public and emotion. It was observed that portraying the accused as a rapist on social media functioned as a social sanction, influencing public perception and creating narratives contrasting with legal decisions. Social media helped Mari Ferrer fight for her rights, challenging the illegitimacy of the "internet tribunal." It was inferred that social media, in some cases, is an essential alternative for disadvantaged groups facing the denial of rights by the state system. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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