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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59291

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Sidartha Sória e-
dc.contributor.authorSILVA, Éllen Cristina da-
dc.date.accessioned2024-12-23T16:58:21Z-
dc.date.available2024-12-23T16:58:21Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2024-12-23-
dc.identifier.citationSILVA, Éllen Cristina da. O temporário em constante permanência: uma análise da contratação de professores temporários no ensino médio público de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59291-
dc.description.abstractEm um momento de busca por qualidade e excelência no serviço prestado, a educação básica brasileira é transformada, baseando-se em novas práticas gerenciais que devem promover e agilizar a organização do ensino, acarretando melhores índices no nível nacional de educação, cenário este com forte influência do neoliberalismo. Nesse movimento, o Estado, promotor de bens e serviços sociais, teve seu papel deslocado para o âmbito da avaliação e produção de conhecimento sobre a realidade, de modo que se possa intervir na mesma, possibilitando a atuação do setor privado e sua lógica administrativa em áreas como a educação. Esta configuração provoca mudanças sobre a atuação da escola, e principalmente sobre os profissionais que compõem a mesma, que passam a vivenciar a adoção de metas e mecanismos de avaliação, além da terceirização do trabalho. Desde o final da década de 1990 esses ideais foram absorvidos pelo governo do Estado de Pernambuco, sobretudo nas duas primeiras décadas do século XXI. No entanto, a adoção desse modelo de gestão também implicou na flexibilização da contratação dos professores da rede de ensino público estadual, ao tornar o contrato por tempo determinado, que deveria ser uma exceção, uma regra, gerando impactos negativos para esta profissão. Este trabalho investigou a presença do professor temporário no ensino médio público de Pernambuco de 2011 a 2022, buscando delimitar o perfil desses profissionais e as determinações que estabelecem as legislações para a atuação desse grupo no serviço público. A pesquisa utilizou da metodologia quantitativa para coleta e análise dos dados, ao qual recorreu a dados secundários, sobretudo as informações fornecidas pelo Censo Escolar da Educação Básica. E entre os resultados obtidos, destacamos o crescimento constante do vínculo de contrato temporário para os professores do ensino médio estadual, onde em cada 10 professores, 6 possuíam vínculo temporário no ano de 2022 em Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContrato temporáriopt_BR
dc.subjectProfessores contratadospt_BR
dc.subjectAdministração gerencialpt_BR
dc.subjectEnsino médio públicopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleO temporário em constante permanência : uma análise da contratação de professores temporários no ensino médio público de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6057419023276734pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Sociologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

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