Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59291
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Sidartha Sória e | - |
dc.contributor.author | SILVA, Éllen Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T16:58:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-23T16:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Éllen Cristina da. O temporário em constante permanência: uma análise da contratação de professores temporários no ensino médio público de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59291 | - |
dc.description.abstract | Em um momento de busca por qualidade e excelência no serviço prestado, a educação básica brasileira é transformada, baseando-se em novas práticas gerenciais que devem promover e agilizar a organização do ensino, acarretando melhores índices no nível nacional de educação, cenário este com forte influência do neoliberalismo. Nesse movimento, o Estado, promotor de bens e serviços sociais, teve seu papel deslocado para o âmbito da avaliação e produção de conhecimento sobre a realidade, de modo que se possa intervir na mesma, possibilitando a atuação do setor privado e sua lógica administrativa em áreas como a educação. Esta configuração provoca mudanças sobre a atuação da escola, e principalmente sobre os profissionais que compõem a mesma, que passam a vivenciar a adoção de metas e mecanismos de avaliação, além da terceirização do trabalho. Desde o final da década de 1990 esses ideais foram absorvidos pelo governo do Estado de Pernambuco, sobretudo nas duas primeiras décadas do século XXI. No entanto, a adoção desse modelo de gestão também implicou na flexibilização da contratação dos professores da rede de ensino público estadual, ao tornar o contrato por tempo determinado, que deveria ser uma exceção, uma regra, gerando impactos negativos para esta profissão. Este trabalho investigou a presença do professor temporário no ensino médio público de Pernambuco de 2011 a 2022, buscando delimitar o perfil desses profissionais e as determinações que estabelecem as legislações para a atuação desse grupo no serviço público. A pesquisa utilizou da metodologia quantitativa para coleta e análise dos dados, ao qual recorreu a dados secundários, sobretudo as informações fornecidas pelo Censo Escolar da Educação Básica. E entre os resultados obtidos, destacamos o crescimento constante do vínculo de contrato temporário para os professores do ensino médio estadual, onde em cada 10 professores, 6 possuíam vínculo temporário no ano de 2022 em Pernambuco. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contrato temporário | pt_BR |
dc.subject | Professores contratados | pt_BR |
dc.subject | Administração gerencial | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio público | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.title | O temporário em constante permanência : uma análise da contratação de professores temporários no ensino médio público de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6057419023276734 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ellen Cristina da Silva.pdf | 737,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons