Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59286

Compartilhe esta página

Título: Análise dos impactos da pandemia de COVID 19 nas demonstrações financeiras: um estudo de caso da Mahle Metal Leve S.A.
Autor(es): LIMA, Ana Paula Barbosa de
Palavras-chave: Pandemia; Demonstrações Financeiras; Automotivo; COVID-19; Indicadores Financeiros
Data do documento: 8-Ago-2024
Citação: LIMA, Ana Paula Barbosa de. Análise dos impactos da pandemia de COVID 19 nas demonstrações financeiras: um estudo de caso da Mahle Metal Leve S.A. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O mercado automotivo no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi responsável por 22% do PIB brasileiro em 2022, o que evidencia a importância do setor no cenário nacional. Por se tratar de um mercado que depende de fatores externos, grandes eventos podem afetar significativamente as atividades de empresas do ramo, o qual foi o caso da pandemia de covid-19. Diante disso, este estudo teve como propósito analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 na empresa MAHLE Metal Leve S.A., investigando sua situação econômica, as medidas adotadas para mitigar os impactos e os principais indicadores financeiros. Para tal, a metodologia aplicada neste estudo inclui uma abordagem mista, combinando análise quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios financeiros, demonstrações contábeis e publicações do MDIC. A análise focou no desempenho da empresa durante o período de 2019 a 2022, destacando indicadores de liquidez, endividamento e desempenho de vendas. Os resultados evidenciaram impactos da pandemia de COVID-19, refletindo-se em quedas temporárias em 2020, seguidas por recuperação nos anos seguintes. Não foram realizados ajustes adicionais nas demonstrações contábeis além dos exigidos pela legislação contábil brasileira. As limitações do estudo incluem a amostra restrita à empresa em questão, dificultando a generalização dos resultados para outras empresas do setor automotivo, além de um possível viés de seleção devido à escolha específica da empresa. Como perspectivas futuras, sugere-se investigações mais amplas sobre a reorganização e reestruturação de empresas do setor, tanto listadas quanto não listadas, para oferecer insights adicionais sobre estratégias de adaptação em cenários de crise.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59286
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA PAULA BARBOSA DE LIMA.pdf584,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons