Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59278

Compartilhe esta página

Título: CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DE Candida auris NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): MOURA, Rayane Victória de Santana Barbosa
Palavras-chave: Candidíase; Infecção fúngica; Características clínicas; Colonização; Epidemiologia; Resistência fúngica.
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: MOURA, Rayane Victória de Santana Barbosa. CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DE Candida auris NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Candida auris é um fungo emergente que tem provocado preocupação à saúde mundial. Essa levedura causa infecções nosocomiais, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva, que são difíceis de serem diagnosticadas, identificadas e tratadas. Apresentam manifestações clínicas semelhantes às infecções causadas por outras espécies de Candida e os métodos, comumente utilizados na rotina laboratorial, são ineficazes para correta identificação. Além disso, destacam-se pela alta resistência aos antifúngicos comerciais. Nesse contexto, a análise das características dessa infecção fúngica no Brasil tem sido de extrema relevância para a saúde pública, visto que se trata de um patógeno de notificação obrigatória. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar, por meio de uma revisão integrativa, as características clínicas e epidemiológicas dos casos de infecção por Candida auris relatados no Brasil. Assim, as buscas foram desenvolvidas de acordo com as diretrizes do PRISMA 2020 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A pesquisa incluiu artigos indexados nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, Lilacs e Embase, publicados nos últimos cinco anos. Das 317 publicações inicialmente identificadas, apenas quatro artigos atenderam aos critérios de inclusão. Além disso, foram consultados dados no site oficial da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Todos os casos relatados ocorreram na região Nordeste do Brasil, nas cidades de Salvador (BA) e Recife (PE). A maioria dos infectados era do sexo masculino, com idades entre 51 e 70 anos, apresentavam comorbidades e faziam uso de dispositivos médicos. O método MALDI-TOF foi o principal recurso utilizado para a confirmação diagnóstica em todos os estudos analisados. Entretanto, apesar de existirem relatos de infecção por Candida auris no Brasil, ainda há poucos estudos que abordam essa temática, principalmente com ênfase nas características clínico-epidemiológicas de C. auris no território brasileiro.
Descrição: 8.9
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59278
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Rayanev.pdf919,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons