Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59277

Compartilhe esta página

Título: SUSCEPTIBILIDADE A INFECÇÕES CAUSADAS POR Pseudomonas aeruginosa EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM LEUCEMIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): SILVA, André Wesilley Gomes da
Palavras-chave: Pseudomonas aeruginosa; leucemia pediátrica; infecções bacterianas
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: SILVA, André Wesilley Gomes da. SUSCEPTIBILIDADE A INFECÇÕES CAUSADAS POR Pseudomonas aeruginosa EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM LEUCEMIA: revisão integrativa. 2024. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O câncer infantil, especialmente as leucemias, é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes. A proliferação descontrolada de células hematopoiéticas imaturas, aliada ao tratamento antineoplásico, pode comprometer significativamente o sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade a infecções. As Infecções bacterianas, particularmente as causadas por Pseudomonas aeruginosa, representam complicações graves em pacientes imunocomprometidos, devido à sua resistência a múltiplos medicamentos e aos elevados índices de mortalidade associados. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar os fatores que elevam a suscetibilidade a infecções por Pseudomonas aeruginosa em crianças com leucemia, além de avaliar as opções de tratamento mais eficazes. Essa revisão integrativa analisou artigos publicados nos últimos cinco anos, obtidos das bases de dados PubMed, Science Direct, Springer e Periódico CAPES, utilizando combinações de palavras-chave. Foram incluídos artigos originais, relatos de casos e séries de casos envolvendo pacientes pediátricos com leucemia em tratamento oncológico. A seleção dos artigos foi baseada no Fluxograma PRISMA 2022, com adaptações, e excluíram-se estudos com dados irrelevantes ou incompletos, bem como relatos de casos isolados sem análise comparativa ou estatística. No total, foram identificados 560 estudos, dos quais 16 foram selecionados para análise. Os resultados destacam a neutropenia severa e o uso de cateter venoso central como os principais fatores de risco para infecções por Pseudomonas aeruginosa. A terapia empírica com meropenem demonstrou ser eficaz, sendo que a combinação de meropenem com amicacina foi a opção terapêutica mais recomendada. Para casos de resistência bacteriana, o uso de tobramicina foi indicado. A personalização do tratamento, incluindo terapias combinadas e a escolha de antibióticos com base no histórico de resistência do paciente, além do diagnóstico precoce, são fundamentais para melhorar a sobrevida desses pacientes. Os achados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de protocolos clínico-farmacêuticos que orientem a profilaxia e os tratamentos empíricos direcionados, promovendo melhorias na qualidade de vida e na sobrevida desses pacientes pediátricos com leucemia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59277
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC André Wesilley Gomes da Silva.pdf903,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons