Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59264
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Tayana Dias de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Amanda Raissa Bezerra do | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:44:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T14:44:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-01 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Amanda Raissa Bezerra do. A História da Educação dos Surdos uma Revisão Teórica das Diferentes Abordagens de Ensino para Surdos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59264 | - |
dc.description.abstract | A educação de surdos é uma questão espinhosa repleta de desafios e limitações. Ao decorrer da história, esta questão tem sido controversa e deu origem a acontecimentos com consequências variadas em muitas áreas. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão sobre sua história, focando nas diferentes abordagens na educação dos surdos: O Oralismo; a Comunicação Total e o Bilinguísmo. As informações coletadas foram feitas por meio de uma revisão teórica através de literatura específica. Como: artigos científicos e trabalho de conclusão de cursos, livros e teses. Os autores são: Couto (1988), Duffy – (1987), Ciccone – (1990), Skutnabb-Kangas (1994), Góes (1996). Nesse contexto, é apropriado considerar diversos aspectos da educação de surdos ao longo do tempo, buscando entender suas repercussões e impactos na educação contemporânea. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | A história da educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Comunicação total | pt_BR |
dc.subject | Oralismo | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.title | A História da Educação dos Surdos: uma Revisão Teórica das Diferentes Abordagens de Ensino para Surdos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3254086698379178 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Deaf education is a thorny issue full of challenges and limitations. Throughout history, this issue has been controversial and has given rise to events with varying consequences in many areas. This article aims to provide an insight into its history, focusing on the different approaches to deaf education: Oralism; Total Communication and Bilingualism. The information collected was carried out through a theoretical review using specific literature. How: scientific articles and course completion work, books and theses. The authors are: Couto (1988), Duffy – (1987), Ciccone – (1990), Skutnabb-Kangas (1994), Góes (1996). In this context, it is appropriate to consider various aspects of deaf education over time, seeking to understand their repercussions and impacts on contemporary education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Raissa Bezerra Do Nascimento.pdf | 350,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons