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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59264

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tayana Dias de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Amanda Raissa Bezerra do-
dc.date.accessioned2024-12-19T14:44:53Z-
dc.date.available2024-12-19T14:44:53Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-11-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Amanda Raissa Bezerra do. A História da Educação dos Surdos uma Revisão Teórica das Diferentes Abordagens de Ensino para Surdos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59264-
dc.description.abstractA educação de surdos é uma questão espinhosa repleta de desafios e limitações. Ao decorrer da história, esta questão tem sido controversa e deu origem a acontecimentos com consequências variadas em muitas áreas. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão sobre sua história, focando nas diferentes abordagens na educação dos surdos: O Oralismo; a Comunicação Total e o Bilinguísmo. As informações coletadas foram feitas por meio de uma revisão teórica através de literatura específica. Como: artigos científicos e trabalho de conclusão de cursos, livros e teses. Os autores são: Couto (1988), Duffy – (1987), Ciccone – (1990), Skutnabb-Kangas (1994), Góes (1996). Nesse contexto, é apropriado considerar diversos aspectos da educação de surdos ao longo do tempo, buscando entender suas repercussões e impactos na educação contemporânea.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectA história da educação de surdospt_BR
dc.subjectComunicação totalpt_BR
dc.subjectOralismopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleA História da Educação dos Surdos: uma Revisão Teórica das Diferentes Abordagens de Ensino para Surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3254086698379178pt_BR
dc.description.abstractxDeaf education is a thorny issue full of challenges and limitations. Throughout history, this issue has been controversial and has given rise to events with varying consequences in many areas. This article aims to provide an insight into its history, focusing on the different approaches to deaf education: Oralism; Total Communication and Bilingualism. The information collected was carried out through a theoretical review using specific literature. How: scientific articles and course completion work, books and theses. The authors are: Couto (1988), Duffy – (1987), Ciccone – (1990), Skutnabb-Kangas (1994), Góes (1996). In this context, it is appropriate to consider various aspects of deaf education over time, seeking to understand their repercussions and impacts on contemporary education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

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