Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242
Comparte esta pagina
Título : | Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção |
Autor : | PEREIRA, Joanna Soares de Campos |
Palabras clave : | Educação Alimentar e Nutricional; Ação Docente; Pedagogia; Concepções |
Fecha de publicación : | 8-nov-2022 |
Citación : | PEREIRA, Joanna Soares de Campos. Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção. 2024 . Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022. |
Resumen : | A escola tem sido considerada um espaço aberto para discussão de diversas temáticas, dentre elas está alimentação saudável, pautada na Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O Marco de Referência da EAN para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012) a conceitua como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. Na escola, a EAN pode assumir diferentes perspectivas no currículo como por exemplo, um caráter transversal ou ser um componente curricular e ainda se revelar sob diferentes visões: biologicista, psicológica, social, ambiental, econômica, etc. Este trabalho, tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em pedagogia sobre a EAN e qual importância atribuem à esta abordagem na sua ação docente em construção. Para tanto, foi construído um questionário, com cinco perguntas abertas, através do qual buscamos analisar os seguintes aspectos: concepções de EAN, a sua importância nos anos iniciais, o modo como abordar esse tema com as crianças, o seu caráter interdisciplinar e se a temática pode ser considerada como uma disciplina obrigatória no currículo. As respostas do questionário foram analisadas tomando como referência marcos legais da EAN no Brasil e os aspectos teóricos relativos ao tema que se constituíram enquanto concepções para evidenciar o que esses estudantes pensam em relação ao objeto de estudo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_Artigo-Joanna Soares- Versão Definitiva.pdf | 337,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Ficha Catalográfica- TCC-JOANNA SOARES.pdf | 2,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_(Joana)_assinado.pdf | 35,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons