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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242

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Título : Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção
Autor : PEREIRA, Joanna Soares de Campos
Palabras clave : Educação Alimentar e Nutricional; Ação Docente; Pedagogia; Concepções
Fecha de publicación : 8-nov-2022
Citación : PEREIRA, Joanna Soares de Campos. Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção. 2024 . Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022.
Resumen : A escola tem sido considerada um espaço aberto para discussão de diversas temáticas, dentre elas está alimentação saudável, pautada na Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O Marco de Referência da EAN para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012) a conceitua como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. Na escola, a EAN pode assumir diferentes perspectivas no currículo como por exemplo, um caráter transversal ou ser um componente curricular e ainda se revelar sob diferentes visões: biologicista, psicológica, social, ambiental, econômica, etc. Este trabalho, tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em pedagogia sobre a EAN e qual importância atribuem à esta abordagem na sua ação docente em construção. Para tanto, foi construído um questionário, com cinco perguntas abertas, através do qual buscamos analisar os seguintes aspectos: concepções de EAN, a sua importância nos anos iniciais, o modo como abordar esse tema com as crianças, o seu caráter interdisciplinar e se a temática pode ser considerada como uma disciplina obrigatória no currículo. As respostas do questionário foram analisadas tomando como referência marcos legais da EAN no Brasil e os aspectos teóricos relativos ao tema que se constituíram enquanto concepções para evidenciar o que esses estudantes pensam em relação ao objeto de estudo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



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