Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5922
Título: Uma análise econômico-financeira da implantação das normas da série ISO 14000
Autor(es): Rocha, Lusinete Melo da
Palavras-chave: Meio Ambiente; ISO 14000; Análise Econômico-Financeira.
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Melo da Rocha, Lusinete; Lamartine Távora Júnior, José. Uma análise econômico-financeira da implantação das normas da série ISO 14000. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A partir da observação sistemática do processo de globalização, percebeu-se uma crescente tendência às exigências técnicas que deu origem ao surgimento de normas regulamentadoras. Estas normas por sua vez, criaram mecanismos de controle do processo de produção e do produto que foram as certificações. Dentre as normas certificadoras, as Normas da Série ISO 14000 foi escolhida como objeto de estudo deste trabalho, devido a sua preocupação com o meio ambiente, e por traçar modelos e procedimentos que podem ser seguidos por qualquer tipo e tamanho de empresa. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo a análise econômico-financeira da implementação destas Normas, a partir da implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA s); onde foram observados os procedimentos necessários para sua realização, o esclarecimento do uso das técnicas de análise, e em seguida foi realizado um levantamento de custo benefício quando da sua implantação, a partir da realização de um estudo de caso em uma empresa. Para o referido estudo de caso, fez uma adaptação de um processo de implementação de um SGA já existente, e a partir dos dados coletados na empresa, fezse o uso das ferramentas de análise de investimentos recomendados pela teoria financeira, como o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno, o Payback, o cálculo do Benefício Custo, dentre outros. Os resultados apresentados mostraram que há viabilidade econômico-financeira quando da implantação do referido sistema. Assim sendo, recomenda-se à empresa em estudo a efetivação do respectivo sistema, pois o mesmo trará resultados econômicos positivos para a empresa e para o meio ambiente, visto que seu objetivo tem por base a melhoria da qualidade ambiental e consecutivamente resultará na melhoria da qualidade organizacional
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5922
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7453_1.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.