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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59215

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Título: O Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico pernambucano : a formação das primeiras coleções
Autor(es): SOUZA, Claudia Camila da Silva
Palavras-chave: Institutos históricos; Museu; Acervo; História dos museus; Práticas museológicas
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: SOUZA, Claudia Camila da Silva. O Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico pernambucano: a formação das primeiras coleções. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho discute a concepção de um dos primeiros museus de Pernambuco, o Museu do Instituto Histórico e Geográfico Pernambucano – IAHGP, a fim de compreender o conceito de museu no Brasil no final do século XIX e a configuração deste conceito na formação dos primeiros museus e institutos históricos, tendo como principal objeto de estudo o IAHGP. Inicialmente o trabalho discorre sobre o processo de criação do Instituto prosseguindo com a análise das primeiras aquisições do Museu do IAHGP e como o acervo se caracterizava, tendo como aporte teórico o livro de George Souza (2010). Além disso, a pesquisa apresenta o contexto museal no Brasil no final do século XIX e a formação dos primeiros museus no Brasil, utilizando como referência os trabalhos de Andréa Considera (2015) e Lilia Schwarcz (1993). De mesmo modo, fez-se uso como suporte documental as revistas publicadas pelo Instituto, servindo como fontes primárias para análise de seu acervo. Dessa forma, foi possível identificar que as práticas museais do século XIX, influenciadas por uma visão eurocêntrica, marcaram a construção de uma identidade nacional ao passo que os museus se consolidaram como ferramentas de poder. Para tanto, concluiu-se que tais evidências apontam para a importância dos primeiros museus brasileiros, em especial o Museu do IAHGP, na preservação da história, cultura e biodiversidade do país, bem como suas influências políticas e sociais no período imperial. Também foi possível notar que evolução das práticas museológicas no Brasil, hoje voltadas para a educação e democratização do acesso, abre novos caminhos de pesquisa e reflexão na área da Museologia, evidenciando a complexidade e o potencial transformador dessas instituições.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59215
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