Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59197

Compartilhe esta página

Título: Atuação do Serviço Social no tratamento da obesidade grave : uma experiência de estágio no Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas EBSERH/UFPE
Autor(es): XAVIER, Francyni Marilívia da Silva
SILVA, Grazielly Hellen Nascimento da
SILVA, Vitória Virgínia Batista da
Palavras-chave: Obesidade grave; Serviço Social; Sistema Único de Saúde (SUS); Atuação do/a assistente social; Saúde
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: XAVIER, Francyni Marilívia da Silva; SILVA, Grazielly Hellen Nascimento da; SILVA, Vitória Virgínia Batista da. Atuação do Serviço Social no tratamento da obesidade grave : uma experiência de estágio no programa de cirurgia bariátrica do hospital das clínicas ebserh/ufpe. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a atuação do serviço social no tratamento da obesidade grave: Uma experiência de estágio no Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas EBSERH/UFPE. A obesidade é uma doença crônica, com diversos fatores associados e permeada por dificuldades, inclusive para realizar as atividades diárias. Dessa forma, a obesidade grave é considerada quando existe uma quantidade extrema de gordura corporal e um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40 Kg/m². A aproximação ao tema deu-se a partir da experiência de Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social no Hospital Universitário. O objetivo geral é problematizar a dimensão social da obesidade sob a ótica da atuação do Serviço Social. Como objetivos específicos, foram determinados a identificação dos determinantes e condicionantes sociais que influem nas condições de saúde da pessoa com obesidade; refletir sobre as implicações da precarização do acesso aos serviços de saúde; explicitar as especificidades da atuação do Serviço Social no Programa de Cirurgia Bariátrica - UFPE. No que se refere à metodologia, esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, com uso dos procedimentos de levantamento bibliográfico e documental. A análise bibliográfica incluiu artigos, livros, trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e trabalhos apresentados nos últimos três Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS). A base documental foi estruturada por Resoluções do Ministério da Saúde, Portarias, Resoluções do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Serviço Social. A partir da análise realizada, conclui-se que a atuação do Serviço Social é fundamental no enfrentamento da obesidade grave, uma condição que demanda uma abordagem multidimensional. A pesquisa evidenciou que os determinantes sociais influenciam significativamente a saúde das pessoas com obesidade, destacando a necessidade de uma intervenção que leve em consideração as desigualdades no acesso aos serviços de saúde. As especificidades da atuação no Programa de Cirurgia Bariátrica mostram que o trabalho do assistente social vai além da assistência individual, englobando uma perspectiva de promoção da saúde e defesa dos direitos dos usuários. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso contribui para o entendimento da obesidade como um fenômeno social complexo e reforça a importância da atuação do Serviço Social na construção de políticas públicas que visem a melhoria das condições de vida e saúde da população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59197
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuação do Serviço Social no Tratamento da Obesidade Grave.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons